Ter, Abr
Quinta, 08 Novembro 2018 06:26

JEPOE finaliza aulas do 1º módulo

O Departamento de Promoção e Assistência Social realizou na terça-feira (06/11), a finalização do primeiro módulo do JEPOE (Jovens em Exercício do Programa de Orientação Estadual). O evento contou com a presença de 181 alunos de 16 a 18 anos, e foi realizada no Ginásio Municipal Sérgio Batista Zacarelli, localizado na Antiga Feccib.

O prefeito, Fernando Galvão, parabenizou todos os jovens que receberam instruções para a vida e darão início à preparação para o mercado de trabalho.

A diretora do Departamento de Promoção e Assistência Social, Elaine Lucas, comenta ser uma grande emoção ver esses jovens vencerem a primeira etapa envolvendo a formação cidadã. E iniciarão a segunda fase para a capacitação profissional. “Esse é um momento de grandes mudanças na vida de muitas famílias que vivem em situação de grande vulnerabilidade, injetando esperança”, diz a diretora da Promoção Social.

O Programa JEPOE é uma política pública desenvolvida pelo Governo do

Estado de São Paulo em convênio com os municípios do Estado.

Esse convênio celebrado prevê a execução da política pela empresa, ASD Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal.

O grande objetivo do JEPOE é resgatar a vida social desses jovens, possibilitando que consigam realizar seus objetivos de vida e contribuir para o desenvolvimento do município.

As aulas são ministradas por 11 profissionais de diversas áreas, de segunda-feira a sábado, distribuídas em sete turmas, sendo quatro turmas das 8h às 12h e três turmas das 13h às 17h.

O Programa prevê dois módulos, a Formação Cidadã, com disciplinas que envolvem a participação cidadã dos jovens na cidade, ética, conhecimentos de transito e primeiros socorros, higiene pessoal, ordem unida, entre outras disciplinas.

O segundo módulo é a Capacitação Profissional, que serão oferecidos os cursos de Auxiliar de Administração, Auxiliar Veterinária e Paisagismo. Esse segundo módulo ainda prevê ações comunitárias que serão desenvolvidas em alguns pontos da cidade, em parceria com os órgãos públicos.

Os jovens selecionados participam do programa com atividades em cursos de qualificação profissional e sociais junto à comunidade. Recebem bolsa auxílio de R$ 500, vale-transporte e uniforme. Também devem realizar um trabalho comunitário em área aberta.

Cada jovem deve participar de dois cursos a sua escolha. Em levantamento junto com o PAT – Posto de Atendimento do Trabalhador, foram selecionados os cursos de auxiliar de veterinário, paisagismo e jardinagem, auxiliar de escritório e zelador predial.