Sex, Abr
Terça, 13 Novembro 2018 13:46

Departamento de Saúde realiza ações do 'Novembro Azul'

A campanha tem como símbolo o bigode, que serve como um alerta para atrair a atenção dos homens

Na segunda-feira (12/11), foi realizada orientações à população que utiliza os serviços da Estratégia de Saúde da Família Dr. Moacyr Caldeira, a Prefeitura de Bebedouro, por meio do Departamento Municipal de Saúde (DMS), dando continuidade às ações do 'Novembro Azul', mês de combate ao câncer de próstata.

Estão sendo realizadas orientações e palestras em grande parte das Unidades Básicas de Saúde. As atividades estão sendo desenvolvidas já gerando resultados positivos. A prevenção é a melhor forma de se evitar o câncer de próstata, visando melhoria na qualidade de vida.

Histórico

A ideia da campanha se deu em 1999, na Austrália, por um grupo de amigos que deixou o bigode crescer como forma de levar aos homens a pensar sobre sua saúde e ajudar na arrecadação de fundos para instituições de caridade. A escolha do mês é um reforço ao dia 17 de novembro, Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

No Brasil, a campanha foi instituída pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. Novembro Azul faz parte do calendário nacional de prevenções.