Sex, Abr
Quarta, 14 Novembro 2018 06:41

Aeroporto Municipal comemora 30 anos nesta terça-feira (13/11)

O Aeroporto Municipal Comandante Luís Martins de Araújo, comemora nesta terça-feira (13/11), seu aniversário de 30 anos.

O atual aeroporto de Bebedouro, localizado ao lado da Rodovia Brigadeiro Faria Lima, foi fundado em 13 de novembro de 1988. Sua pista possui 1.300 metros de área útil, com 100 metros de recuo em cada cabeceira, tendo o comprimento total de 1.500 metros por 23 metros de largura.

A pista conta com sinalização de solo pintada, elevação de 547 metros ao nível do mar, resistência alta que aceita aviões com pneus médios e com peso total de 15 toneladas, no entanto, não permitindo pousos noturnos.

A história dos aeroportos em Bebedouro teve início no ano de 1942. A primeira pista foi construída para atender as atividades do Aeroclube, localizado na Floresta Estadual (Horto Florestal).

O Aeroporto abriga a sede do Aeroclube de Bebedouro, que constantemente sedia campeonatos de planadores, servindo de base para voo de recordes. O Aeroclube tem sido o local onde mais se voa de planador nos últimos anos no Brasil. Bebedouro é o local que mais tem sediado o Campeonato Brasileiro, sendo um polo volovelístico. A cidade possui um dos mais movimentados aeroclubes do Brasil, contando com a ajuda de projetos como o "Voa São Paulo 2".

A Prefeitura executará a recuperação asfáltica, além da troca da iluminação, para que o local comporte pousos no período noturno.