Sex, Abr
Quinta, 13 Dezembro 2018 07:33

Povoado de Andes comemora 116 anos

O Povoado de Andes comemorou seu aniversário de 116 anos, juntamente com a comemoração dos 100 anos da EMEB Alfredo Naime. A solenidade foi realizada no Salão da Capela Nossa Senhora Aparecida.

A comemoração contou com exposição de fotos do povoado e da EMEB, além do bolo comemorativo, confeccionado pela Central de Alimentação. Também comemorando este ano a parceria de 20 anos entre a EMEB e a Indústria de Sucos Louis Dreyfus, através do projeto 'Adote uma escola".

O prefeito, Fernando Galvão, comentou que o aniversário do povoado começou a ser comemorado no ano de 2014, após pesquisa realizada por parte do historiador, Rogério Fábio em parceria com a EMEB Alfredo Naime. O diferencial da comemoração deste ano é a exposição da escola que é referência em Educação, por também manter parceria com a empresa Dreyfus, buscando o desenvolvimento.

A diretora da EMEB Alfredo Naime, Sueli Occaso, observa que durante essas celebrações é possível reviver a história tão importante para o progresso. "Tive o prazer de estudar no povoado. Por isso tenho muita gratidão por poder comemorar essas datas que nos trazem tantas lembranças positivas".

História do povoado

O Povoado de Andes é um vilarejo com cerca de 400 habitantes no município de Bebedouro, no estado de São Paulo. É ligado ao distrito sede pela Rodovia Fabiano Zacarelli, distante cerca de 11 quilômetros ao sul da cidade de Bebedouro e a 14 quilômetros do centro da cidade. Está também a cerca de nove quilômetros do município de Taiúva. É considerado como área urbana, embora não seja oficialmente um distrito.

O povoado cresceu em função de uma estação de trem construída no km 102,77 do ramal de Jaboticabal, pela companhia Rio Claro Railway, e inaugurada em 1902 como nome de "Estação dos Andes". A estação foi reformada em 1959 e fechada com a supressão do trecho, em 23 de fevereiro de 1966. Entre Bebedouro e Taiúva, o leito da linha foi substituído pela estrada vicinal Fabiano Zacarelli.

O povoado possui uma escola municipal (Escola Alfredo Naime), uma igreja católica (Capela de Nossa Senhora Aparecida, pertencente à Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Bebedouro), uma unidade de ESF (Estratégia e Saúde da Família), um minimercado, um posto de combustível e uma praça central, denominada Nossa Senhora Aparecida.