Sáb, Maio
Quinta, 20 Dezembro 2018 13:31

Programa Jovem Agricultor do Futuro forma 6ª turma

O curso teve a duração de nove meses com aulas teóricas desenvolvidas no IMESB e práticas na Casa de Maria

O SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em parceria com a Prefeitura, IMESB (Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro) “Victório Cardassi”, Sindicato Rural de Bebedouro e ONG Casa de Maria, realizaram a formatura da 6ª Turma do Programa Jovem Agricultor do Futuro. O evento foi realizado na quarta-feira (13/12), no Sindicato Rural.

Vinte e oito adolescentes entre 14 e 17 anos participaram da cerimônia. O programa tem como objetivo promover a educação socioambiental, além de incentivar a prática de convivências pedagógicas visando à educação profissional básica necessária para o mercado de trabalho, em todas as atividades produtivas do meio rural, que foram complementadas com o desenvolvimento das competências de empreendedorismo.

A instrutora pedagógica do programa, Solange Garibaldi de Mattos, informa que ao longo das aulas, os alunos tiveram acesso às disciplinas como: ação comunitária, ética, cidadania, recursos humanos, entre outras. Além das aulas foram ministradas palestras com profissionais do ramo da tecnologia. “É gratificante ver o aumento gradual do grupo e finalização do programa. Ação que demostra a confiança nos trabalhos prestados e que realmente estão adquirindo conhecimentos profissionais para a vida”, explica a instrutora pedagógica.

O instrutor técnico do SENAR, Ademir Ribeiro Mendonça, comenta que além das aulas teóricas com o uso de apostilas, os alunos tiveram acesso a visitas técnicas e participação em ações sociais. “Contando com inúmeros parceiros, entre eles, a Prefeitura de Bebedouro e Coopercitrus, onde conseguimos desenvolver melhor o programa, atraindo ainda mais alunos. Possibilitando a seleção de quem realmente está comprometido com essa causa”, diz o instrutor.

O prefeito, Fernando Galvão, agradeceu a oportunidade de contribuir com mais uma turma do programa, lembrando que essa ação foi concretizada desde o ano de 2013. Já que Bebedouro depende muito do agronegócio, e através desse curso Bebedouro conseguirá se desenvolver ainda mais, pois, trata-se de jovens profissionais que enriquecerão a economia regional, além de criar cidadãos de bem.

O empresário e apoiador do programa, Roberto Campanelli, enfatiza ser uma grande satisfação participar da formatura da 6ª turma, ainda mais observando o crescimento do número de interessados e a qualidade dos trabalhos desenvolvidos. “Nosso objetivo é contribuir para que os jovens além de terem maior acesso ao mercado de trabalho, consigam posições de maior destaque. Um diferencial em relação aos anos anteriores é o oferecimento de três bolsas de estudo para 2019, na empresa Willian Informática, para aprofundamento nos cursos de Word e Excel, destinado aos alunos com maior aptidão na área”, explica o empresário.

Através deste programa o formando, Maicon Fidelis da Silva, além de absorver vasto conhecimento que lhe será muito útil para o mercado de trabalho. Comemorou a oportunidade de reforçar seus princípios e criar novas amizades. “Minha visão de futuro se ampliou, aumentando as expectativas. Tanto que buscarei me desenvolver dentro da área agrícola, no entanto, me resta definir em qual setor especificamente”.

O projeto teve início em 2013, e desde então, vem se desenvolvendo gradualmente, sendo uma referência em toda a região e recebendo cada vez mais parceiros como a Coopercitrus, Nonino e do empresário Jovane Mariano da Silva, das lojas É D+.