Seg, Abr
Sexta, 21 Dezembro 2018 09:42

Prefeitura entrega certificados aos alunos participantes do Programa Estadual de Qualificação

O PEQ tem como objetivo qualificar e requalificar o cidadão visando atualizá-lo junto ao mercado de trabalho contemporâneo

A Prefeitura de Bebedouro, por meio do Departamento de Promoção e Assistência Social, realizou a entrega de certificados aos alunos que participaram das aulas do PEQ (Programa Estadual de Qualificação), nas áreas de Assistente Administrativo, Técnico em Vendas e Atendente e Recepcionista. A solenidade foi realizada na segunda-feira (17/12), no Centro Universitário UNIFAFIBE.

As aulas foram ministradas na Emeb Stélio Machado Loureiro. Pelos professores Joelso Morico, responsável pelo curso de Técnico de Vendas, Renata Molezin, responsável pelo curso de Recepção e Atendimento. E Joana Dark, responsável pelo curso de Auxiliar Administrativo. Sendo voltado para pessoas de 16 até 54 anos.

A diretora da Promoção Social, Elaine Lucas, lembrou que o município anteriormente já recebeu outros programas semelhantes, no entanto, desta vez, o prefeito, Fernando Galvão e o vereador, Chanel, conquistaram mais 90 vagas. “Além das aulas os alunos tiveram acesso à bolsa de estudos como forma de incentivo. Sendo um grande sucesso, pois, grande parte dos participantes, já conseguiram o primeiro emprego ou se recolocar no mercado de trabalho”, comenta a diretora.

O vereador, Chanel, um dos responsáveis pela concretização de mais essa qualificação, parabenizou os alunos e enfatizou a importância que essas ações geram na sociedade. “Entre todas as edições dos cursos, foram qualificadas mais de 400 pessoas. Sendo um grande benefício, devido à forma dinâmica que se desenvolve o atual mercado de trabalho”, afirma o vereador.

O professor do curso de Técnica de Vendas, Joelso Morico, analisou de forma extremamente positiva o rendimento das aulas. “Com o apoio de material didático e dinâmicas, os alunos demonstraram que estão prontos para adentrarem ao mercado de trabalho e se desenvolverem”, observa o professor.

O aluno do curso de Assistente Administrativo, Alexandre Magno de Andrade Silva, elogiou o aprendizado adquirido, enfatizando que serviu como um divisor em sua vida. “É necessário estar em constante desenvolvimento, pois, o mercado é muito competitivo. Porém, o curso me fez refletir que é necessário conhecer outras realidades para que seja possível concretizar novos objetivos”.

O programa foi elaborado com base no diagnóstico para o Programa Estadual de Qualifica Profissional feito pela SERT em parceria com a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados – SEADE, a partir de informações colhidas durante a caravana do trabalho, que percorreu todo o Estado no ano de 2007.