Seg, Abr
Segunda, 04 Fevereiro 2019 07:17

Setores municipais definem estratégia de conscientização contra o Aedes Aegypti

Entre as ações contra o mosquito, o DMS, realizará no sábado (16/02), o Mutirão EPTV contra a Dengue, das 8h às 12h. Os bairros que receberão os trabalhos ainda serão confirmados

O DMS (Departamento Municipal de Saúde) realizou na sexta-feira (01/02), uma reunião com representantes de vários setores da gestão municipal, com o objetivo de desenvolverem ações contra o mosquito Aedes Aegypti. Os diálogos foram realizados no anfiteatro do Hospital Municipal Julia Pinto Caldeira, buscando a melhor forma de eliminar o mosquito.

A diretora do Departamento Municipal de Saúde, Sonia Junqueira, acredita que unindo esforços é possível ter um bom resultado. “A união dos departamentos vai ajudar muito na eliminação do Aedes Aegypti na cidade. Por isso, os trabalhos estão sendo intensificados com o apoio de todos os setores municipais” comenta.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Thais Teixeira, informou que até o momento foram registrados cinco casos positivos de dengue e observa que só com ações efetivas será possível evitar que o município desenvolva uma epidemia de dengue. “Nossos funcionários levam realmente o trabalho a sério. Sempre que há alguma suspeita, colhemos o sangue do paciente para a realização do hemograma. Havendo até em alguns casos a possibilidade de nos dirigirmos até as residências para essa coleta. Situação que poderia ser evitada através da cultura de eliminação dos criadouros”, afirma a coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica Vetores e Zoonoses, Regina Melanda, comenta que o setor constantemente realiza ações de orientações, nebulização, atendimento de reclamações e retirada de criadouros. “Há uma forma de dengue com sintomas mais severos, havendo a possibilidade que muitas pessoas sejam infectadas com esse vírus, por isso estamos intensificando os trabalhos”, explica a coordenadora do setor de Vetores e Zoonoses.

O diretor do Departamento de Planejamento, Rogério Valverde, observou a reunião de forma muito positiva, pois, vem de encontro com propostas de integração de forças para um trabalho mais efetivo. “O departamento vem fazendo sua parte, notificando. Somente em 2018 foram 740 empresas notificadas, e aplicando 238 multas, por apresentarem focos do mosquito. E, nesta semana iniciamos mais uma série dessas ações, notificando 98 empresas com os mesmos problemas. No entanto, a população precisa compreender que a responsabilidade da limpeza da cidade não cabe somente à administração pública, mas o cidadão também precisa fazer sua parte”, acrescenta o diretor.