Qui, Mar
Segunda, 11 Fevereiro 2019 11:01

Povoado de Areias ganhará pesquisa histórica

Com objetivo de consolidar a história dos povoados do município, o coordenador do Museu Histórico e historiador, Rogério Carlos Fábio, através de indicação por parte do vereador, Rogério Mazzonetto e incentivo por parte do prefeito, Fernando Galvão, foi iniciada a pesquisa para a concretização do projeto 'Lugares da Memória- Povoado de Areias'.

A ideia de estender esse projeto para Areia surgiu após a comemoração do aniversário do Povoado de Andes em 2018 - que é realizada desde 2015, demonstrando ser uma experiência positiva. "Tenho muito carinho por Areias, pois, minha mãe nasceu neste povoado. E já no início da pesquisa por meio de documentos históricos e diálogos com famílias que residem no local há indícios de sua existência desde 1911. Com o apoio do vereador, Rogério, os resultados estão surgindo gradativamente, revelando a possibilidade de que Areias surgiu através do desmembramento de fazendas, da existência da ferrovia e de uma escola", comenta.

Para o vereador, Rogério Mazzoneto, que também possui família no Povoado, esse acréscimo da cultura de Areias enriquecerá muito a história local. "Ao final desse trabalho, ficará constatado que Areias foi fundamental para a existência de Bebedouro. E essa história muito agregará ao turismo regional, pois cada localidade tem sua importância", afirma o vereador.

Um dos pontos positivos que essa pesquisa irá gerar é que com o reconhecimento de Bebedouro, como MIT (Município de Interesse Turístico), visitantes de outras cidades terão a oportunidade de conhecer a história da região.