Ter, Maio
Segunda, 25 Fevereiro 2019 05:23

Carreta de Prevenção ao Câncer estará em Bebedouro entre 11 de março a 27 de maio

Como forma de conscientizar a população sobre a importância dos exames preventivos, nos dias 06 e 07 de março, a partir das 17h30, será realizada uma carreata pelas ruas da cidade

A Prefeitura de Bebedouro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a Carreta de Prevenção ao Câncer de Barretos, estará em Bebedouro entre os dias 11 de março a 27 de maio.

Segundo a coordenadora da Atenção Básica, Maristela Campanelli, utilizando modernos equipamentos, serão oferecidos para as mulheres gratuitamente 3.312 exames de mamografia, 4.830 Papanicolau, 800 Colón e Reto (FIT), para homens e mulheres, 750 exames de câncer bucal e câncer de pele, também ambos os sexos. Os interessados devem procurar as Unidades de Saúde mais próximas às suas residências, portando o xerox do RG, CPF, comprovante de residência e cartão SUS. "O diferencial deste ano é que mulheres cadeirantes ou com alguma dificuldade de locomoção poderão realizar seus agendamentos, pois, a carreta conta com plataforma elevatória. Mulheres que tenham próteses de silicone nos seios, ou tenham feito plástica ou até estejam amamentando também poderão realizar seus exames normalmente", explica Maristela.

Os agendamentos devem ser feitos nas e ESF (Estratégia Saúde da Família) próxima à residência do(a) munícipe. Os exames serão realizados das 7h às 21h.

Público alvo

Mamografia: mulheres entre 40 e 49 anos- exame anual e entre 50 a 69 anos- exames a cada dois anos.

Papanicolau: mulheres entre 25 e 64 anos.

Colón e Reto (FIT): homens e mulheres da faixa etária de 50 a 65 anos – sem histórico familiar de câncer de colorretal e que não tenha sido submetido à colonoscopia nos últimos cinco anos.

Boca: Homens e mulheres a partir de 40 anos, especialmente destinado às fumantes, consumidores de bebidas alcóolicas, ou que tenham abandonado o vício até 20 anos. Também sendo aconselhável às pacientes com até 39 anos, que estejam com ferida na boca há mais de 20 dias.

Câncer de pele: para todas as faixas etárias.

Na segunda-feira (18/02), os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, participaram de uma reunião da UNIFAFIBE para a definição do cronograma da carreta no município.