Qua, Abr
Sexta, 01 Março 2019 15:18

Secretaria de Saúde intensifica as ações contra o mosquito Aedes Aegypti

A Prefeitura de Bebedouro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde- setor de Vetores e Zoonoses, agentes comunitários de saúde e equipe da Estratégia de Saúde da Família, estão intensificando por toda a cidade os trabalhos de eliminação dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti e orientação à população. Os agentes estão concentrados especialmente na região central de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A coordenadora do setor de Vetores e Zoonoses, Regina Melanda, comenta que a medida é necessária, pois o número de casos de dengue vem aumentando na cidade.

Os sintomas da doença vêm ainda mais graves, pois se trata de um vírus diferente que grande parte da população ainda não teve contato. "As equipes de saúde vem aumentando a cada dia e os trabalhos desenvolvidos na cidade através da união de forças, e conscientização por parte da população, é possível conseguir erradicar esse mosquito e suas arboviroses", comenta Regina.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Thais Teixeira, afirma que a dengue precisa ser levada a sério. Até o momento o município conta com 61 casos positivos, sendo 20 deles - oriundos de outras cidades, notificados em Bebedouro e 1 caso de Chikungunya. E em outras cidades como Barretos e Guaíra foram confirmadas mortes devido essa doença. "O município está em estado de alerta para a dengue, por isso, solicitamos que a população colabore com nossos agentes permitindo as visitas nas casas, com objetivo de manter a Saúde Pública para que a doença não se prolifere", afirma Thais.

Ações de combate
No sábado (23/02), foi realizada a 4ª edição do Mutirão EPTV contra a Dengue, na ocasião 4.301 casas foram visitadas pelos agentes, em todo o Extremo Norte, dentre elas, 2.567 abertas e vitoriadas, sendo encontrados e eliminados 104 recipientes com larvas.

Participaram da ação 150 funcionários públicos, entre agentes comunitários de saúde, Estratégia de Saúde da Família, Vigilância Sanitária, equipe da Garagem Municipal, agentes de endemias - Vetores e Zoonoses, fiscais de Planejamento e Obras, Vigilância Epidemiológica e motoristas da Secretaria Municipal de Saúde.

Informações: (17) 3343-7799.