Sex, Mar
Segunda, 18 Março 2019 05:26

Bebedouro recebe mais uma edição do circuito SESC de Artes

Serão 14 roteiros, 121 cidades, 490 artistas e 1.000 apresentações – No dia 12 de abril, Bebedouro recebe o 4º roteiro na Praça Barão do Rio Branco

A Prefeitura de Bebedouro, por meio do Departamento Municipal de Cultura e Eventos, apoia por mais um ano, a realização do Circuito SESC de Artes como forma de incentivo e fomentação da cultura na cidade.

Uma caravana com 490 artistas de diversos lugares do Brasil e do mundo, divididos em 14 roteiros, se prepara para viajar pelo estado de São Paulo na 11ª edição do Circuito SESC de Artes que conta com atividades de Artes Visuais, Circo, Cinema, Dança, Música, Teatro, Literatura e Tecnologia e Artes. O circuito acontece de 29 de março a 14 de abril, de sexta-feira a domingo, das 16h às 21h30, em 121 cidades por todo o estado.

Bebedouro recebe na sexta-feira (12/04), na praça Barão do Rio Branco (praça da Concha Acústica), o roteiro 4 atrações.

MÚSICA
A banda Čao Laru foi formada na França com a proposta conceitual dos integrantes serem músicos-inventores e de se ocuparem de espaços, estejam onde estiverem. Neste ano, o grupo lançou o disco “Fronteiras”, em que fala de divisões geopolíticas, mas também sociais e virtuais. Sua sonoridade tem influência das melodias balcânicas, da canção francesa e ritmos brasileiros, utilizando instrumentos acústicos e elétricos.

CIRCO
O Grupo Parque do Circo, com Cabaré Le Pétit Potpourri traz em um picadeiro a céu aberto, artista brasileiros e internacionais que se revezam para surpreender o público em números tradicionais de circo como malabares, acrobacias e equilíbrio, sempre com muito humor. A apresentação é acompanhada por música ao vivo para prender o público no clima de cabaré circense.

O grupo oferece ainda o Parque do Circo, onde crianças e adultos podem se divertir nas estações de brinquedos inspirados em técnicas circenses como malabares, pontaria, equilíbrio e acrobacia. Há labirintos individuais e para duplas para percorrer com bola, labirintos de cabeça, mesa de malabares, cactos para lançamento de argolas, barras e pranchas de equilíbrios e também perna e pé de pau.

TEATRO
O grupo Teatro de Gravata apresenta “As Artes Malasartes: A Viagem de Pedro Malasartes”, teatro de rua inspirado na cultura popular do Vale do Paraíba (SP). Na peça, o caipira malandro Pedro Malasartes resolve conhecer o outro lado da vida. Ele se encontra com Deus e o Diabo, que vão brigar para ver quem fica com Pedro.

TECNOLOGIA E ARTES
Luminária Mosaico - Depois de aprender um pouco sobre mosaicos, espectro luminoso e composição de cores, os participantes da oficina vão utilizar papes cortados a laser, recortes coloridos, desenhos e colagem para montar sua própria luminária tridimensional, com uma fita LED e bateria. A orientação do grupo Coletivo Sagui Lab, formada por designers, artistas e educadores é a divulgação da cultura “Maker” e do “DIY – do it yourself”, ou seja, faça você mesmo.

LITERATURA
Uma bicicleta decorada e lúdica com dois artistas circulará pela praça. A cada parada da Bicicleta Literária, da Cia. O Curioso, o público encontra um novo universo de histórias, por meio de livros, ilustrações, bonecos, objetos, música – e até da própria bicicleta, que se transforma em palco.  A companhia atua há mais de oito anos com pesquisas cênicas, teatro de animação, narração de histórias e música.

ARTES VISUAIS
Acessórios Lúdicos – Cauda e Asa de Bicho: Ana Carolina Botelho Pires – Projeto Roupa com História.

Os participantes da oficina vão criar um par de asas ou uma cauda de dinossauro, feitas com feltro e aplicações e, tecidos e aviamentos. A proposta é estimular a coordenação motora e a concentração enquanto incentiva-se a criatividade das crianças.

“A importância do projeto está, sobretudo, ligada ao caráter democrático das ações, pensadas para aproximar o público das mais diversas formas de expressão da arte e de seus conteúdos. Ao levar as atividades para as praças, o Circuito SESC de Artes cria pontes significativas entre as pessoas, os artistas e o próprio espaço”, explica Danilo Santos de Miranda, diretor do SESC São Paulo.

O diretor do Departamento Municipal de Cultura e Eventos, Glauco Corrêa, fala da parceria realizada entre a Prefeitura e o SESC. “Realizamos esse evento na cidade desde 2013. É uma realização de grandes proporções, e o mais importante, sem custo nenhum pra administração pública. O circuito atrai um grande público para a praça Barão do Rio Branco, e o mais interessante é a variedade de oficinas e apresentações que essas pessoas têm acesso” afirma o diretor.

Participe e use a hashtag #circuitosescdeartes para divulgar as fotos.

Serviço:
Circuito SESC de Artes 2019
Data: 12 de abril
Horário: Das 16h às 21h30
Local: Praça Barão do Rio Branco (Concha Acústica)