Dom, Maio
Segunda, 18 Março 2019 05:38

Promoção Social conscientiza sobre a violência contra a mulher

A Prefeitura de Bebedouro, por meio do Departamento de Promoção e Assistência Social, realizou na sexta-feira (08/03), uma conscientização em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Na ocasião, todos que passaram pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), Promoção Social e todos os CRAS, receberam orientações por funcionárias vestidas com camisetas pretas e fitas rosa, a respeito das formas de violência contra a mulher e como combater essa prática.

A diretora do Departamento de Promoção Social, Elaine Lucas, reforça a importância de abordar o tema sensibilizando e conscientizando todos que frequentam os equipamentos sociais do município. “Atualmente no Brasil três mulheres são vítimas de feminicídio diariamente. Além de submetidas a agressões. Nosso trabalho é diminuir esse índice diário, tendo como missão um futuro em que a mulher não morra ou sofra, simplesmente por ser mulher”, enfatiza a diretora.

A diretora do Departamento Municipal de Habitação, Sebastiana Tavares, ressalta que não existe mulher que goste de apanhar. “O que existe é mulher humilhada demais para denunciar, machucada demais para reagir, com medo demais para acusar, pobre demais para ir embora. Todas na luta contra o feminicídio”.

Formas de violência
O feminicídio é o ponto máximo da violência motivada por ódio, desprezo ou sentimento de perda do controle e da propriedade sobre a mulher. O crime é antecipado em geral, por longo período de violência como o assédio moral (exposição e humilhação em ambiente público). E assédio sexual (provocação, proposta ou chantagem de natureza sexual para evitar prejuízos ou em troca de benefícios no trabalho). Além da violência doméstica, física, psicológica e sexual.

Segundo dados a cada a cada duas horas uma mulher é morta no Brasil simplesmente por ser mulher. Mais de 100 mil brasileiras foram mortas nos últimos 30 anos, e os números só aumentam.

Em caso de violência, a vítima ou testemunha, pode entrar em contrato pelo telefone 180.

Histórico Dia Internacional da Mulher
A ideia de criar o Dia da Mulher surgiu no final do século 19 e início do século 20 nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho, e pelo direito de voto.

O chamado Dia Internacional da Mulher só foi oficializado em 1975, ano que a ONU intitulou de Ano Internacional da Mulher para lembrar suas conquistas políticas e sociais.