Sex, Mar
Terça, 19 Março 2019 06:10

Representantes do CODEVAR levam reivindicações da região a São Paulo

O CODEVAR busca desenvolver os municípios em seus mais variados aspectos

O presidente do Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Rio Grande (CODEVAR), prefeito de Bebedouro, Fernando Galvão, e os demais representantes do Consórcio, estiveram em São Paulo, para apresentar diversas demandas relacionadas à Habitação, Meio Ambiente, destino apropriado do lixo e entulho, Agricultura, recuperação asfáltica, Segurança Pública, Educação, Turismo e Saúde enfatizando a conclusão da obra do Hospital Regional. As visitas foram realizadas na segunda-feira (11/03), no Palácio dos Bandeirantes, Secretaria de Saúde, Secretaria de Habitação, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Educação e Secretaria de Agricultura.

O vice-governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, avaliou a apresentação das demandas de forma produtiva, elogiando a iniciativa do CODEVAR que engloba representantes de 21 municípios do Estado. "É fundamental que as prefeituras se organizem e façam suas reivindicações de forma coletiva. Nesses primeiros dias o governador, João Dória, já preparou o Estado para que tenha a capacidade de investimento, a partir do meio do ano. Pedidos que serão traduzidos em forma de convênios e recursos para as cidades. O CODEVAR está de parabéns em realizar essas articulações, pois, muitas questões são resolvidas regionalmente. E o governo João Dória incentivará que os consórcios tenham um papel cada vez melhor na saúde e nas obras de infraestrutura da região", afirma o vice-governador ressaltando a finalização do Hospital Regional de Bebedouro. "Em relação aos pedidos de infraestrutura, o deputado estadual, Marco Vinholi, está preparando o Estado, para que os convênios possam ocorrer a partir do mês de junho dentro das possibilidades, pois asfalto e infraestrutura são muito importantes".

O secretário de Saúde do Estado de São Paulo, José Henrique Germann, enfatizou que o assunto mais importante da reunião, foi à continuidade da obra do Hospital Regional. "A obra do Hospital Regional atingiu 67%, e para finalizar o processo, realizaremos uma nova licitação até o final de março, pois, houve um esgotamento do contrato atual. Mas as obras não pararam. E a expectativa é que em torno do próximo ano a obra seja finalizada" completa.

O prefeito, Fernando Galvão, comentou que essa ação conjunta demonstra a força de 500 mil habitantes que são representados pelo CODEVAR. Lembrando os esforços do Deputado Federal, Eugênio José Zuliani- Geninho, por ter sido o primeiro presidente do consórcio, compreendendo sua importância. "Graças ao bom relacionamento com o governador do Estado de São Paulo, João Dória, vice-governador, Rodrigo Garcia e demais responsáveis pelas secretarias, todos os municípios da região serão beneficiados, levando maior qualidade de vida à população. Em todas as demandas é fundamental trabalhar em união, investindo em Parcerias Público Privadas (PPP)", diz o prefeito.

Acrescentando que dentro da Secretaria de Saúde, foi demonstrado com clareza a importância do Hospital Regional para o interior de São Paulo. Já dialogando com o vice-governador do Estado, Rodrigo Garcia, foi abordado especialmente através de um pedido conjunto, a necessidade de mais recursos para realização de recapeamento asfáltico. "Na Secretaria de Habitação e CDHU, os prefeitos sanaram suas dúvidas sobre novos conjuntos habitacionais ou em andamento. Na Secretaria de Meio Ambiente, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), dialogaram sobre os aterros regionais, saindo com os compromissos de buscar PPPS, e apoio da Secretaria e CETESB para definir a forma mais correta de trabalhar essa necessidade", complementa o prefeito.