Sáb, Abr
Quarta, 27 Março 2019 05:44

Departamento de Meio Ambiente realiza Semana da Água

A Prefeitura de Bebedouro, por meio do Departamento Municipal de Meio Ambiente e Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bebedouro (SAAEB), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Bebedouro (SEMEB), finalizou na sexta-feira (22/03), as atividades da Semana da Água. As ações de conscientização envolveram os alunos das 4ª e 5ª séries da rede municipal de ensino e foram realizadas na Estação Ecológica Jorge Caram Sabbag- Parque Ecológico.

Segundo a diretora do Departamento de Meio Ambiente, Ângela Brunelli, durante as atividades os alunos aprenderam sobre o ciclo da água, importância das nascentes, doenças de veiculação hídrica e a importância da mata ciliar. “Além da teoria os estudantes também colocaram em prática os conhecimentos visitando as nascentes do Parque Ecológico, compreendendo na prática a necessidade de se preservar o meio ambiente”, afirma a diretora.

Projeto Água Viva
O projeto é modelo para o Estado de São Paulo, sendo o primeiro a ser desenvolvido para a recuperação de nascentes. O projeto tem a finalidade de vitalizar as microbacias hidrográficas dos córregos do Retiro e da Consulta, Bacia hidrográfica do Baixo Pardo Grande, usadas como mananciais de abastecimento, para que possa produzir maior quantidade de água nos períodos de seca e melhor qualidade ao longo de todo o ano através do gerenciamento, diagnóstico e recuperação ambiental das áreas de preservação permanente.

A proposta é orientar os agricultores sobre as boas práticas de proteção e recuperação de nascentes nas pequenas propriedades rurais. Alertar a populações e os agricultores para as doenças de veiculação hídrica e para a importância da manutenção das fossas sépticas já existentes na proteção da água de consumo e incentivar a agricultura alternativa de menor impacto como a agricultura orgânica e os sistemas agroflorestais.

As ações do projeto
-Mapeamento das nascentes do córrego do Retiro e do córrego da Consulta
-Diagnóstico das nascentes do córrego do Retiro e do córrego da Consulta
-Recuperação ambiental e proteção das nascentes do córrego do Retiro e do córrego da Consulta
-Monitoramento das nascentes do córrego do Retiro e do córrego da Consulta e implantação de espaço educativo do “Projeto Água Viva” para conscientização de agricultores e alunos.