Qua, Maio
Quinta, 28 Março 2019 05:29

Representantes de vários segmentos participam de Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

A Prefeitura de Bebedouro por meio do Conselho Municipal do Idoso realizou na quarta-feira (27/03), a Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa 2019. O evento foi realizado na Casa dos Conselhos.

A conferência teve como objetivo trabalhar propostas de políticas públicas voltadas aos idosos do município nas áreas da Saúde, Educação, Cultura, Lazer, Esporte, Transporte Público, entre outras.

O palestrante e gerente da ONG Makanudos de Javeh, Thiago Torres, abordou o tema “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI”, observando as dificuldades existentes na cultura nacional. “É extremamente necessário que a sociedade concretize todo o suporte para o envelhecimento saudável, seguro e digno. Pois, com a ampliação da expectativa de vida, os problemas físicos e psicológicos aumentaram”, explica o palestrante.

O presidente do Conselho do idoso, Antônio Alves de Sena Neto, informou que após essa definição as propostas serão encaminhadas ao Conselho Estadual. “Atualmente vem sendo registrado um crescente número de denúncias e abandono de idosos. Demonstrando o aumento da consciência de que todos um dia serão idosos e terão acesso a essas conquistas”.

Segundo o prefeito, Fernando Galvão, essas propostas serão encaminhadas aos setores responsáveis, pois, a cidade trabalha para a qualidade de vida dos idosos. Sendo reconhecida pela revista Exame como uma das 50 melhores cidades brasileiras para viver a Terceira Idade.

O município realiza inúmeras ações voltadas para a Melhor Idade, tornando Bebedouro uma das sedes dos Jogos Regionais do Idoso (JORI), realização do tradicional Bailinho da Terceira Idade, que reúne 400 pessoas em cada final de semana. Na educação a EJA – Educação para jovens e adultos atende as pessoas da melhor idade nos bairros. Além das atividades desenvolvidas nos bairros pela Secretaria Municipal de Saúde, a adequação da UPA e ESFs para atender melhor a Terceira Idade e os cursos oferecidos pelo Fundo Social.

“Vivemos em uma cidade que desenvolve inúmeras políticas públicas para os idosos, um destaque está na implantação desde 2013 de uma coordenadoria específica para atender idosos e pessoas com deficiências físicas. Além da inauguração do Centro Dia do Idoso, ampliação da Educação para Jovens e Adultos (EJA), qualificação oferecida pelos cursos do Fundo Social de Solidariedade (FSS) e inserção da acessibilidade no transporte público do município. São conquistas que nos incentivam a trabalhar ainda mais”, afirma o prefeito.