Qui, Abr
Quarta, 03 Abril 2019 06:07

Realizada 3ª edição da Caminhada Azul em Bebedouro

A movimentação agitou as ruas do centro da cidade

Na terça-feira (02/04), a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Bebedouro, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da SEMEB (Secretaria Municipal de Educação de Bebedouro), realizou a Caminhada Azul, com o tema “É Preciso um Novo Olhar” em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril.

A abertura do evento contou com a presença de familiares, alunos e funcionários da APAE, além da vice-diretora da SEMEB, Angélica Lainetti Massaro, representando o Secretário Municipal de Educação, Rodolfo Rodrigues, e o prefeito, Fernando Galvão. Também participou da ação a vereadora Mariângela Mussolini, a Coordenadoria Municipal de Acessibilidade, Tiro de Guerra, Guarda Civil Municipal, e alunos das escolas EMEB Coronel Conrado Caldeira e EMEI Plínio de Albuquerque Furtado.

A caminhada percorreu o trecho entre a escola Conrado Caldeira e a Prefeitura de Bebedouro, passando pelas ruas do centro da cidade.

Para a diretora escolar da APAE, Lúcia Helena Felippe Panzelli, a caminhada faz parte do projeto de trabalho da instituição, onde o objetivo é que as pessoas tenham mais conhecimento sobre causas e o que é o autismo, além de formas de intervenções e diagnósticos. “Temos a intenção de mobilizar vários setores da sociedade mostrando a importância da conscientização a respeito do autismo, minimizando questões relacionadas ao preconceito. Cada pessoa é única e tem seu individualismo, é preciso que as pessoas olhem de forma diferente para a causa”, finaliza a diretora.

Para a vice diretora da EMEB Coronel Conrado Caldeira, Márcia Maria Costa Lemos de Carvalho, a parceria da escola com a APAE é de extrema importância. “Fazemos questão de ter essa interação, essa troca. Conversar sobre as nossas crianças é o caminho, e a APAE é muito presente no nosso dia a dia. No Conrado, nós temos 10 crianças autistas e cada um deles têm suas diferenças. Temos que fazer adequação de conteúdo, para que a criança se sinta pertencente aquele grupo”, explica.

Dia Mundial da Conscientização do Autismo: O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, ou simplesmente Dia Mundial do Autismo, é comemorado em 2 de Abril. A data visa ajudar a conscientizar a população mundial sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

O Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por "Transtornos de Espectro Autista" (TEA).

Sobre a Caminhada: Celebrada pela primeira vez em abril de 2008, esta data foi decretada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 18 de dezembro de 2007, com o objetivo de conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o Autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito, bem como, impulsionar o compromisso político a favor de maiores investimentos nos setores sociais e educacionais.

Informações pelo telefone (17) 3344-0300.