Qui, Mar
Segunda, 22 Abril 2019 05:00

Esquadrilha da Fumaça se apresenta em Bebedouro no dia 12 de maio

Após a apresentação os pilotos irão atender o público concedendo autógrafos

O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecidos popularmente como Esquadrilha da Fumaça, se apresentará na cidade no dia 12 de maio, comemorando os 135 anos do município e os 30 anos de prática de voo à vela no Aeroclube de Bebedouro, a partir das 15h30.

A apresentação será realizada no aeroporto e não no Sambódromo Municipal como em anos anteriores, devido uma solicitação da esquadrilha, visando à segurança de todos.

A aeronave de apoio chegará ao aeroporto às 8h30, e os aviões da esquadrilha às 11h. Recomenda-se levar chapéu, protetor solar, sombrinhas, devido ao sol no local. Haverá também food trucks e pula pula para as crianças.

A população pode ainda doar livros que podem ser utilizados por outros leitores, um projeto da Esquadrilha da Fumaça, "Doe um livro".

A Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e serviços de Ambulância para garantir a organização do evento.

Histórico da Esquadrilha da Fumaça
Esquadrilha da Fumaça é o nome popular do 'Esquadrão de Demonstração Aérea' (EDA), formado por um grupo de pilotos e mecânicos da Força Aérea Brasileira, que fazem demonstrações de acrobacias aéreas pelo Brasil e pelo mundo.

As origens da Esquadrilha da Fumaça remontam ao início da década de 1940, quando foi criada a Escola de Aeronáutica na Base Aérea dos Afonsos, na cidade do Rio de Janeiro. A primeira demonstração aérea oficial do grupamento que formaria a Esquadrilha da Fumaça ocorreu em maio de 1952, para uma comitiva estrangeira que visitava a Escola. Formava-se ali o embrião da Esquadrilha, dentro da Escola de Aeronáutica.

Em 1969, a Escola de Aeronáutica foi renomeada para Escola de Aeronáutica da Academia da Força Aérea (AFA), permanecendo na Base Aérea dos Afonsos até 1971, quando foi transferida para a cidade de Pirassununga, no estado de São Paulo. Em 1982, depois de seis anos de inatividade, a Esquadrilha da Fumaça foi reativada como a nova denominação de Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA).

Sua missão, segundo a definição do EDA, é realizar demonstrações aéreas a fim de difundir, em âmbito nacional e internacional, a imagem institucional da Força Aérea Brasileira (FAB).