Qui, Abr
Segunda, 22 Julho 2019 05:54

Departamento de Meio Ambiente realiza oficina de capacitação dentro do Programa Município Verde Azul

Bebedouro classificou-se nessa categoria juntamente com mais 163 municípios paulistas.

A Prefeitura de Bebedouro, por meio do Departamento Municipal de Meio Ambiente, realizou uma oficina de capacitação dentro do Programa Município VerdeAzul (PMVA) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SIMA). O evento foi realizado na quarta-feira (17/07), no Sindicato dos Engenheiros.

Na ocasião o prefeito, Fernando Galvão, enfatizou a importância da reunião dos representantes de diversas cidades do Estado com o intuito de conquistar melhorias para o desenvolvimento sustentável, atraindo novos investimentos. “Essa oficina demonstra que o governo do Estado de São Paulo, está atento a Bebedouro de forma diferente. Reconhecimento que chega justamente no momento em que o município está recebendo a nova fábrica da Cargill, alavancando a geração de emprego e renda”, comenta o prefeito.

O coordenador do programa Município Verde e Azul, José Valter Silva, afirma que durante a oficina os presentes trocaram experiências analisando a viabilidade da aplicação das soluções levantadas. “O programa tem como objetivo envolver a sociedade na busca da resolução de seus problemas ambientais. Essas oficinas fazem parte de um ciclo de três fases que tem como meta criar uma estrutura composta por profissionais capazes de receber informações do Estado”, explica.

A diretora do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Ângela Brunelli, observa que essas oficinas são fundamentais para a capacitação dos municípios integrantes do programa. Implantando uma gestão ambiental satisfatória.

Atualmente, estão inscritos no Programa 638 municípios do Estado que, ao participarem de um ciclo, são avaliados em ações fundamentadas em dez diretivas: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

Os municípios certificados ganham o direito de utilizar a logomarca da certificação e assim agregar valor às transações comerciais de seus produtos. Com a qualificação, os interlocutores municipais podem ter acesso ao sistema por meio de senha e login para conferir as notas e avaliações das suas cidades.