Qui, Mar
Quarta, 24 Julho 2019 05:09

DAAMA em parceria com o Colégio Anjo da Guarda realizará plantio de árvores

A Prefeitura de Bebedouro, por meio do Departamento Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (DAAMA), em parceria com um grupo de alunos do Colégio Anjo da Guarda, realizarão o plantio de 10 mudas de árvores araucárias dentro do projeto “Para um mundo melhor: Plante uma árvore”. O plantio será realizado na quinta-feira (25/07), às 8h, na Ecocidade, localizada na Avenida Hígido Veraldi nº 291, Jardim Centenário.

A árvore chamada comumente de pinheiro-brasileiro, pinheiro-do-paraná, ou simplesmente, Araucária é uma espécie que ocorre em áreas de floresta ombrófila mista (floresta de araucárias), principalmente na região sul do Brasil e também nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, em especial, na Serra da Mantiqueira.

Por ser característica do pinheiro-brasileiro atrai aves de grande importância em processos de recuperação de áreas degradadas. Sua semente também conhecida por pinhão, é uma rica reserva energética, constituída principalmente por amido, proteínas e lipídios. Sendo muito usada na alimentação, tanto de homens quanto de alguns animais silvestres e domésticos. Além disso, é usada tradicionalmente para combater à azia e anemia. As folhas e a casca também são muito utilizadas na medicina popular.

A madeira apresenta coloração amarelada. É usada principalmente para fabricar caixas/caixotes, ripas, lápis, compensados, pranchas, palitos de fósforo, tábua de ressonância dos pianos, entre outros.

Além dessas utilizações, a araucária também pode ser usada na produção de papel, e os nós de pinho (segmento de galho embutido no tronco) servem como substituinte do carvão mineral. A resina dessa árvore também é muito utilizada na indústria por fornecer alcatrão, óleos e outras substâncias. A araucária também pode ser usada no reflorestamento e no paisagismo.