Sex, Abr
Segunda, 19 Agosto 2019 05:58

Prefeitura reinaugura CRAM "Ilda Ramos da Silva"

Durante a reinauguração os presentes escreveram palavras de incentivos, que podem ser utilizadas para o encorajamento das mulheres que utilizam os serviços do CRAM

A Prefeitura de Bebedouro, por meio do Departamento Municipal de Promoção e Assistência Social realizou a reinauguração do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), "Ilda Ramos da Silva", na terça-feira (13/08), na sede do CRAM, localizada ao lado da Casa de Conselhos.

O prefeito, Fernando Galvão, acompanhado da primeira dama e presidente do Fundo Social (FS), Aline Galvão, enfatizou a importância da população em utilizar os serviços do CRAM, objetivando evitar atos de violência contra a mulher. "Esses atos são inaceitáveis e não podem ser respeitados, por esse motivo a união de forças entre a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), instituições de ensino, representantes de conselhos e integrantes da Frente de Trabalho de Bebedouro, são um ponto fundamental. E o avanço ocorrido na Promoção Social, desde o ano de 2013 é uma das conquistas que nos incentivam a continuar buscando parcerias públicos privadas a cada dia mais", afirma o prefeito.

A coordenadora do CRAM, Verônica Campos, explica que o Conselho atende mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, tendo sua maior demanda proveniente da Delegacia de Defesa da Mulher. "No entanto, o CRAM também tem como objetivo oferecer atividades às mulheres como palestras, cursos e roda de conversa, destinadas a recuperação da mulher".

Através da reestruturação, o prédio recebeu nova pintura externa, novos equipamentos e reformulações técnicas da metodologia de trabalho. O CRAM conta com 07 salas para o atendimento ao público, além de copa, almoxarifado, 04 banheiros, recepção e varanda. Os serviços são executados por profissionais do ramo do Direito, Serviço Social e Psicologia.

Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher - foi criado em 2001 através de uma reinvindicação, organizada com diversas mulheres bebedourenses, que começaram a se reunir nas residências.

Após o Plano Nacional de Políticas Públicas para Mulheres, em 2006, o Conselho verificou a necessidade de um serviço para atendimento e proteção das mulheres.

Em 2007, ocorreu a pactuação do Município com o Governo Federal. Em 2008 foi finalizado o projeto culminando na assinatura do convênio.

Em 2009 foi finalizado a construção do prédio e aquisição de equipamentos. O CRAM de Bebedouro foi um dos primeiros implantados no Brasil.

Em março de 2019, o CRAM retomou suas articulações em parceria com a DDM e até o momento foram encaminhados um total de 136 boletins de ocorrência de violência doméstica contra a mulher, também recebeu dois casos do poder judiciário e 17 demandas espontâneas.

O CRAM, fica localizado na Avenida Amélia Bernardini Cutrale, nº 2600, Jardim Novo Lar, ao lado da Casa dos Conselhos. Atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Informações pelo telefone (17) 3343-6157.