Qui, Abr
Quarta, 18 Setembro 2019 12:43

Bebedouro receberá Programa Alimente-se Bem

Representantes de 11 municípios da região realizaram a assinatura do convênio do Programa Alimente-se Bem entre o SESI-SP, Tereos e prefeituras. O evento foi realizado na sexta-feira (13/09), no Teatro Sesi Waldemar Verdi, localizado em São José do Rio Preto.

A parceria beneficiará os municípios com os serviços da Unidade Móvel de Vida Saudável do SESI-SP, atendendo Bebedouro, Tanabi, Severínia, Pitangueiras, Olímpia, Colina, Guaíra, Barretos, Altair, Guaraci e Guapiaçu.

O prefeito, Fernando Galvão, enfatizou que a Tereos faz a diferença em toda a região e que as parcerias público privadas fazem grande diferença para o desenvolvimento do município. “O trabalho conjunto vem possibilitando uma melhor qualificação profissional, reforçando a responsabilidade social e gerando melhorias nas mais variadas esferas”, afirma o prefeito.

O programa criado pelo SESI-SP em 1999, incentiva o consumo de alimentos com alto valor nutritivo, principalmente in natura, e conscientiza a população sobre o aproveitamento integral dos ingredientes.

A iniciativa foi elaborada a partir de pesquisas, que avaliaram os hábitos alimentares no Estado, e mostraram que partes importantes dos alimentos eram descartadas por falta de informação sobre suas propriedades e possibilidades culinárias.

A partir desses dados, foram criadas receitas que utilizam partes não-convencionais dos alimentos como cascas, talos, folhas e ramas e dão origem a pratos saborosos, nutritivos e econômicos. O conteúdo é disponibilizado em cursos oferecidos em 32 unidades do SESI-SP, distribuídas em 30 municípios do Estado.

Além da parte prática, que ensina a preparação de pratos, as aulas também incluem informações teóricas como as funções dos alimentos, o planejamento de compras, o reconhecimento e seleção de produtos, os cuidados no armazenamento e no preparo e o aproveitamento de sobras.