Sex, Abr
Sexta, 29 Novembro 2019 06:36

Bebedouro inaugura Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC)

O Centro de Penas Alternativas fica localizado juntamente com o prédio do CREAS

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SAP), por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), em parceria com a Prefeitura de Bebedouro e o Poder Judiciário inauguraram a Unidade de Atendimento de Reintegração Social que irá operacionalizar o Programa de Penas e Medidas Alternativas no município. A cerimônia foi realizada na terça-feira (19/11), na Avenida Prefeito Pedro Paschoal, nº 1100, Jardim Ciranda.

O prefeito, Fernando Galvão, observa que o CRSC, busca o acolhimento de pessoas que cometeram crimes menos graves, quando não é necessária a prisão e precisam se readaptar a sociedade atuando nas empresas de Bebedouro. “Essa parceria público privada é mais uma iniciativa inovadora, pois, a partir do momento em que contamos com esses serviços variados, pode-se ajudar no desenvolvimento do município, ao mesmo tempo em que gera economia aos cofres públicos”, afirma o prefeito.

O coordenador de reintegração social e cidadania, Mauro Rogério Bitencourt, informa que essa central é fundamental para a cidade, pois, traz mais um equipamento social. E lembrou que atualmente há 82 unidades em todo o Estado de São Paulo, apresentando o menor índice de reincidência criminal no país, com 3,9%. “A partir do momento em que os serviços estiverem disponíveis, os envolvidos serão encaminhados às instituições credenciadas para o pagamento da pena, sempre de acordo com o perfil e conhecimentos profissionais”, explica o coordenador.

O Promotor de Justiça, Herbert Oliveira, diz que a prestação de serviços à comunidade garantirá maior efetividade às penas alternativas. “Essa é uma ação que gera ganhos ao condenado que terá onde prestar serviços. A sociedade que receberá essa mão de obra de forma gratuita. E o poder público, pois, é concretizada a ressocialização”.