Qui, Abr
Quarta, 04 Março 2020 06:08

Saúde Municipal realiza ações de prevenção contra o Coronavírus

A Prefeitura de Bebedouro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou uma coletiva de imprensa, informando às ações do município para a prevenção ao Coronavírus. O evento foi realizado na sexta-feira (28/02), na sala de reuniões da Prefeitura.

A médica infectologista, Sabrina Luz, explicou sobre a origem do vírus, sua transmissão, sintomas, medidas preventivas entre outras informações. "Em caso de suspeita de estar infectada com o vírus a pessoa deve procurar uma Estratégia de Saúde da Família ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no Hospital Municipal Júlia Pinto Caldeira, para que sejam tomadas todas as providências", afirma.

A médica ressalta que a doença manifesta sintomas semelhantes a um resfriado comum, como febre, tosse, coriza e lacrimejamento ocular. Ela ainda não possui tratamento específico, havendo somente orientações médicas como medicação, repouso ou caso necessário internação em leitos isolados dentro do Hospital Municipal.

Sendo a prevenção a melhor forma de se evitar o contágio com a doença, que possui baixa transmissão quando comparada ao vírus H1N1 e ao Sarampo. Porém, caso não tratada pode levar à morte pessoas idosas e com algumas doenças crônicas como problemas pulmonares, cardíacos e pessoas com baixa imunidade, entre outras.

O prefeito, Fernando Galvão, esteve presente durante as orientações juntamente com o vice-prefeito, Rômulo Camelini e a primeira dama e presidente do Fundo Social (FS), Aline Galvão, enfatizando que até o momento Bebedouro não possui nenhum caso suspeito, porém, é necessário que o município esteja preparado. "É necessário nos mantermos calmos, mas todos os setores da administração municipal tem a obrigação de sempre estarem preparados para atenderem a população da melhor forma possível", comenta o prefeito.

A secretária de Saúde, Sônia Junqueira, se comprometeu a trabalhar com ainda mais determinação em prol do bem-estar das pessoas. "O vírus vem sendo transmitido em muitos lugares, no entanto, estamos preparados para atender e tranquilizar a população. Dentro desses trabalhos nossos profissionais já estão preparados, realizando orientações à população".

Sobre Coronavírus

Coronavírus
CID10:
Os coronavírus (CoV) são uma grande família viral, conhecidos desde meados dos anos 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais.

Alguns coronavírus podem causar síndromes respiratórias graves. Os coronavírus humanos comuns causam infecções respiratórias brandas a moderadas de curta duração.

Período de incubação
De 2 a 14 dias

Período de Transmissão
De uma forma geral, a transmissão viral ocorre apenas enquanto persistirem os sintomas.

Modo de Transmissão
De uma forma geral, a principal forma de transmissão dos coronavírus se dá por contato próximo de pessoa a pessoa.