Qui, Abr
Quarta, 11 Março 2020 06:10

Bebedouro é certificado dentro do Programa Município Verde e Azul

A Prefeitura de Bebedouro, recebeu da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, o certificado inserindo o município dentro do Programa Município VerdeAzul (PMVA). O evento contou com a presença do governador do Estado de São Paulo, João Doria e do Secretário Estadual de Meio Ambiente, Marcos Penido e foi realizado na quinta-feira (05/03), no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo.

O prefeito, Fernando Galvão, afirma que essa pontuação autoriza o município a receber ainda mais investimentos. “A qualificação do Município Verde e Azul é uma grande vitória que demonstra a aplicação prática da qualificação de nossa equipe, inovando em projetos educacionais. Essa habilitação abre novas oportunidades de investimento para o município em diversos setores”, comenta o prefeito.

Ao todo, 92 cidades receberam Certificação por notas também acima de 80 pontos e 62 foram qualificadas ao obterem notas entre 60 e 79,9 no ranking geral até 100. O PMVA tem o propósito de incentivar, apoiar e medir de maneira descentralizada a agenda ambiental dos municípios paulistas.

Atualmente participam do PMVA 613 municípios que colocam em prática 85 tarefas, divididas em dez diretrizes da agenda ambiental local, coordenada por um interlocutor, e que abrange temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos. Para incentivar a prática destas atividades, o Programa atribui notas de zero a 100 ao resultado das ações realizadas no município durante um ano.

Em 2019, foram capacitadas 384 pessoas em 151 municípios nas diversas regiões do Estado.