Qui, Abr
Quarta, 18 Março 2020 05:57

CODEVAR realiza orientações contra o Coronavírus

A decisão do CODEVAR foi compartilhada com os diretores e secretários municipais que se comprometeram em auxiliar da melhor forma possível

O Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Rio Grande (CODEVAR), realizou uma reunião para definir as ações coletivas de prevenção ao Coronavírus. O evento que reuniu prefeitos da região foi realizado na terça-feira (17/03), no Bebedouro Clube.

A médica infectologista, Isabela Barbizan, orientou os presentes a respeito da evolução do vírus e que medidas devem ser mantidas para a segurança da população. “Entre as medidas necessárias a diminuição do contato social se torna fundamental, especialmente as que ocorrem em locais com grande aglomeração de pessoas objetivando a não proliferação do vírus. É importante que as pessoas se comprometam com essas medidas, pois, caso a doença atinja algumas pessoas seu controle será realizado com maior facilidade”, explica a médica.

O presidente do CODEVAR e prefeito de Bebedouro, Fernando Galvão, enfatiza que através de decisões conjuntas com os 27 municípios integrantes do consórcio, será possível evitar maiores transtornos preservando a saúde das pessoas e serviços essenciais. Classificando essa como uma das reuniões mais produtivas do grupo “Como não podíamos perder tempo para combater esse vírus, resolvemos antes mesmo que a doença chegue ao interior do Estado de São Paulo, suspender qualquer evento com a possibilidade de aglomeração, além da suspensão temporária das aulas da Rede Municipal de Ensino e da tradicional Feira Livre pelo período de 15 dias. Também solicitaremos ao governo estadual e federal, recursos para as ações da saúde, além de pressionarmos para a mais breve conclusão do Hospital Regional. No entanto, em relação a estabelecimentos privados como academias, centros religiosos, entre outros, a administração pública não pode interferir sendo necessário que cada um use seu bom senso visando o bem estar geral”, afirma o prefeito.

A secretária de Saúde, Sônia Junqueira, reforçou que é muito importante que todos sigam as recomendações da Secretaria da Saúde. “Estamos preparados para atender a população, no entanto, precisamos que todos colaborem para que esse vírus não se propague de forma descontrolada”.