Sex, Abr
Terça, 28 Abril 2020 10:24

SEMEB retomará aulas de forma on-line

Até a sexta-feira (24/04), acontecerá o Replanejamento Escolar, onde os educadores contarão com grande número de formações e atividades para esclarecer todas as dúvidas.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação de Bebedouro (SEMEB), informa que a partir da segunda-feira (27/04), as aulas do 1º bimestre da Rede Municipal de Educação, retornarão de forma on-line, ministradas pelos professores da SEMEB. Essa ação será necessária devido à crise causada pelo Covid-19. Esse e outros anúncios foram abordados nesta quarta-feira (22/04), através de uma apresentação ao vivo pela rede social Facebook.

O secretário da SEMEB, Rodolfo Rodrigues, afirma que entende que nada substitui a relação física com os professores, no entanto, essa é uma situação nova e complexa que exige esforços conjuntos, sendo necessária em cumprimento as orientações por parte do Ministério da Saúde, em relação ao distanciamento social, com o objetivo de evitar a proliferação do Novo Coronavírus. “Contamos com aproximadamente 1.200 profissionais e 7 mil alunos, e primamos pela qualidade do ensino e conforto de professores e estudantes. O apoio ativo, por parte do prefeito, Fernando Galvão, e suas ações, é o que possibilita essa concretização. Elaboramos um amplo plano de ação e atendimento à todos os gestores, professores, alunos e comunidade escolar em geral. A modalidade de aulas remotas (à distância) será utilizada em larga escala. Para não prejudicar o calendário escolar a SEMEB, antecipou o recesso escolar e as férias de julho, e após o encerramento desse período na segunda-feira (20/04), retomamos as atividades letivas, somando todos os esforços para garantir o aprendizado dos alunos e o aproveitamento do Ano Letivo”, explica o secretário.

Uma série de recursos serão utilizados gratuitamente para atingir os objetivos, como uso de toda a tecnologia e aplicativos disponíveis, como plataformas digitais, mídia streaming, lives, videoaulas, atividades on-line, fornecimento de material impresso, etc. Cada unidade escolar utilizará os recursos mínimos oferecidos, porém, há liberdade de criar e utilizar recursos enriquecedores das aulas.

Além desse formato de aulas remotas, a Prefeitura tomou outras medidas para auxiliar quem necessita, como a distribuição de 700 kits de alimentação escolar às famílias das crianças matriculadas na rede municipal de ensino, porém, essas famílias devem estar cadastradas em programas assistenciais ou apontadas pelos dos próprios gestores das escolas. Ação que será estendida para a entrega de mais 3.000 kits. Essa iniciativa está amparada na Lei nº 13.987, de 7 de abril de 2020, que autoriza, em caráter excepcional, durante o período de suspensão de aulas em razão de situação de emergência ou calamidade pública, a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), aos pais ou responsáveis dos estudantes das escolas públicas de educação básica. As distribuições serão acompanhadas pelo Conselho de Alimentação Escolar (CAE).

O prefeito, Fernando Galvão, esteve presente durante o informativo, e enfatizou a importância de manter as medidas de segurança que estão possibilitando a estabilização dos casos positivos do vírus no município. E que todos devem aprender novas formas de se trabalhar e viver, solicitando paciência. “Todo o avanço tecnológico de nossa educação nos preparou para esse momento. Nada substitui o contato físico, porém todos terão de se reinventar para que as perdas sejam menores. Mas tenho certeza que com muita fé conseguiremos superar essa fase. Para auxiliar futuramente esses trabalhos, concretizaremos uma parceria com uma grande empresa da cidade, onde buscaremos espaço em um canal de TV da região, para que as atividades extras da SEMEB, sejam amplamente divulgadas”, diz o prefeito.

A coordenadora geral da SEMEB, Angélica Massaro, também participou do evento e se comprometeu ao lado de todos os educadores a trabalhar ainda com maior intensidade em prol do bem comum.

Informações pelo telefone (17) 3344-6100 e pelo Facebook da SEMEB.