Qui, Abr
Sexta, 19 Junho 2020 18:00

Prefeitura aumenta medidas contra a Covid-19

O prefeito Fernando Galvão, realizou nesta quinta-feira (18/06), o anúncio de novas medidas de combate ao Coronavírus, relacionadas ao comércio, restaurantes, bares, igrejas, academias e shopping. O anúncio das ações foi realizado através da página da Prefeitura de Bebedouro na rede social Facebook.

Segundo o prefeito, através do Decreto nº 14.169 de 19 de junho de 2020, que estará em vigor a zero hora deste sábado (20/06), fica estipulado que na cidade é obrigatório o distanciamento social, com o objetivo de diminuir a proliferação do vírus.

Bares, restaurantes, sorveterias e similares, bem como o comércio ambulante, deverão permanecer fechados ao público, porém poderão trabalhar nos sistemas delivery (entrega na residência do cliente/consumidor) ou drive thru (cliente/consumidor retira o produto).

O comércio em geral deverá permanecer fechado, sendo permitido somente trabalho interno e venda nos sistemas delivery ou drive thru, desde que o cliente não acesse o interior da loja. Aos sábados e domingos fica proibido o funcionamento, em qualquer modalidade, salvo os serviços essenciais. A Rua Cel. João Manoel poderá ser interditada sempre que for necessário para evitar aglomerações.

As galerias, mercados e o Bebedouro Shopping devem permanecer fechados, podendo somente permitir trabalho interno e venda nos sistemas delivery ou drive thru, desde que o cliente não acesse o interior da loja. Aos sábados e domingos fica proibido o funcionamento das lojas, exceto os restaurantes e similares, em sistema de venda delivery ou drive thru.

Igrejas e templos religiosos devem permanecer fechados, para cultos, missas e celebrações presenciais, possibilitando apenas abertura das secretarias ou escritórios, podendo realizar suas atividades de forma remota, através de todos os meios de comunicação.

As academias devem permanecer fechadas para atendimentos presenciais.

Ficam reforçadas as medidas impostas aos supermercados e hipermercados, que deverão controlar o acesso à uma pessoa por família, de preferência fora do grupo de risco, sempre que possível. Limitando o número de clientes a uma pessoa a cada 10m² da área total de vendas do estabelecimento.

Será obrigatória a aferição de temperatura nas portas e caso haja constatação de temperatura superior a 37,5º, não será permitida a entrada, orientando a pessoa a procurar atendimento médico.

Disponibilidade de álcool em gel 70% e instalação de tapete de sanitização nas entradas.

Utilização obrigatória por parte dos clientes, funcionários e colaboradores de máscara de proteção.

Fica proibida a presença de crianças até 14 anos nos bares, restaurantes, comércio ambulante, supermercados, hipermercados, açougues, padarias e farmácias.

O descumprimento das determinações implicará em multa equivalente a R$ 1.048,60, por pessoa flagrada descumprindo, e na reincidência, o estabelecimento terá seu alvará de funcionamento cassado com a consequente lacração imediata.

Profissionais liberais, autônomos, prestadores de serviços, escritórios e congêneres devem permanecer fechados, salvo para trabalhos internos e atendimentos individuais previamente agendados.

Ficam proibidos eventos de qualquer espécie em salões de festas, edículas, buffets, clubes e congêneres.

O sambódromo ficará fechado, exceto para realização da Feira Drive-Thru aos domingos, além de eventos controlados pela Prefeitura Municipal.

A Prefeitura Municipal determinará o fechamento das vias do Lago Artificial sempre que for necessário para evitar aglomeração de pessoas.

O decreto pode ser revisto a qualquer tempo, dependendo da evolução do Covid-19.

Participaram do anúncio a secretária de Saúde, Sônia Junqueira, o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), André Rosa, diretor do Departamento de Planejamento, Rogério Valverde, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Bebedouro, Leandro Augusto Contro, e a intérprete de libras, Alessandra Silva.

O prefeito Fernando Galvão, afirma que Bebedouro já conta com 100 casos positivos da Covid-19, não sendo um número tão alarmante quanto outras cidades, pois, foi possível desacelerar esse contágio. Porém, a região fez com que o município regrida. “Esse retrocesso é necessário para que o número de casos não evolua ainda mais. Mas muitos ainda insistem em não acreditar nessa doença. Mas com a ajuda de todos conseguiremos enfrentar mais essa dificuldade, sem prejudicar a economia da cidade”, enfatiza o prefeito.

O diretor do Departamento de Planejamento, Rogério Valverde, comentou que os fiscais estão tomando todas as medidas necessárias para evitar o descumprimento das regras. “Através da união de forças, a equipe de segurança pública está atenta, para garantir a saúde de todos. Diminuindo a proliferação da doença”, reforça o diretor.

Ao final, o Prefeito Fernando Galvão lançou a campanha “Bebedouro cidade protegida”, anunciando a logomarca de um coração usando máscara que será divulgado em locais públicos, redes sociais, adesivos de modo a fortalecer a conscientização e envolvimento das pessoas quanto as medidas anunciadas.