Sex, Mar
Sexta, 03 Julho 2020 16:58

Prefeitura decreta novas medidas de combate ao Coronavírus e cria Grupo Estratégico de Isolamento

Neste sábado e domingo (04 e 05/07), o comércio ainda permanece fechado.

O prefeito Fernando Galvão, realizou nesta sexta-feira (03/07), a assinatura do Decreto nº 14.196 de 03 de julho de 2020, estabelecendo a partir da segunda-feira (06/07), medidas preventivas e de segurança no enfrentamento do novo coronavírus.

Fica decretado que o comércio em geral, lojistas, Bebedouro Shopping, galerias e mercados municipais poderão desenvolver regularmente suas atividades, inclusive aos finais de semana, no entanto estabelecimentos com até 50 metros², só poderão permitir a entrada de um cliente por vez. Estabelecimentos entre 50 a 100 metros², dois clientes por vez. E com mais de 100 metros², quatro clientes por vez. Além de cumprirem todas as medidas de higienização fixadas nos decretos anteriores. Lembrando que neste sábado e domingo (04 e 05/07), o decreto ainda não está vigorando, mantendo o comércio fechado.

Fica criado o Grupo Estratégico de Isolamento (GEI), composto pelos seguintes setores, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Vigilância Sanitária, Departamento de Planejamento (fiscais), Vigilância Epidemiológica e Divisão de informática. Tendo como função promover o monitoramento constante das pessoas que tiveram resultado positivo para o novo coronavírus.

Dentro dos trabalhos do GEI, todos que estiverem no município e apresentarem resultado positivo para o vírus, assinarão um termo de consentimento e responsabilidade assumindo o compromisso de manter-se isolado de acordo com a recomendação emitida pela vigilância epidemiológica.

Para garantir que o isolamento seja efetivamente cumprido, o GEI fará monitoramento constante através de visitas, sistema informatizado de localização, ligação telefônica e todos os meios tecnológicos para confirmar que a pessoa esteja de fato isolada. Fica criada a Patrulha Covid-19, para visita surpresa.

Se durante o monitoramento for constatado que o isolamento foi descumprido, a Vigilância Sanitária aplicará multa no valor de R$ 1.048,60. Além do fato ser comunicado a autoridade policial, que tomará providências no âmbito criminal.

Participaram do anúncio a secretária de Saúde, Sônia Junqueira, o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), André Rosa, o coordenador da Vigilância Sanitária, Ricardo Casseb e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rogério Valverde.

Na ocasião o prefeito Fernando Galvão, informou que Bebedouro se encontra na fase laranja e reforçou que o GEI possibilitará a flexibilização sem deixar de lado os cuidados essenciais. “A partir da próxima semana a Prefeitura disponibilizará mil testes da Covid-19, destinados a setores essenciais. Além de reforçarmos as medidas já existentes, pois, existe a possibilidade que Bebedouro evolua para a classificação amarela, flexibilizando ainda mais. No entanto, precisamos da ajuda de todos”, diz o prefeito.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Rogério Valverde, afirmou que todas as medidas sanitárias anteriores continuam válidas. “É necessário que todos respeitem as novas regras, para que a população não sofra devido a imprudência de poucos”.