Sex, Abr
Quarta, 08 Julho 2020 05:34

Prefeitura inicia ações do Grupo Estratégico de Isolamento

A Prefeitura de Bebedouro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, iniciou nesta segunda-feira (06/07), as atividades do Grupo Estratégico de Isolamento (GEI).

O GEI foi criado através do Decreto Municipal n. 14.196 de 03 de julho de 2020, com o objetivo de promover o monitoramento constante das pessoas que tiveram resultado positivo para o novo coronavírus. Sendo composto pela Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar, Departamento de Planejamento, Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica, através da Secretaria de Saúde e Divisão de Informática.

Segundo o secretário de Desenvolvimento, Rogério Valverde, todo cidadão que estiver no município e for diagnosticado com a Covid-19, assinará um termo de consentimento e responsabilidade assumindo o compromisso de se manter isolado de acordo com a recomendação emitida pela Vigilância Epidemiológica. “Essa é mais uma grande inovação. O monitoramento será constante através de visitas, utilização de sistema informatizado de localização, ligação telefônica e outros meios tecnológicos que venham a possibilitá-lo”, afirma Valverde.

Caso durante o monitoramento seja constatado o descumprimento do isolamento, o agente que tomar conhecimento de tal fato encaminhará imediatamente a informação à Vigilância Sanitária que aplicará multa no valor de R$ 1.048,00, além de encaminhar o fato a polícia, onde poderá responder até criminalmente.