Ter, Maio
Quarta, 18 Agosto 2021 08:39

Bebedouro orienta sobre prevenção à Leishmaniose Visceral

A Prefeitura de Bebedouro promoveu mais uma campanha de conscientização. A Semana Estadual de Prevenção da Leishmaniose Visceral reuniu profissionais da Vigilância Vetores e Zoonoses e orientou a população em pontos estratégicos da cidade, de 09 e 14 de agosto.

Para a coordenadora do Canil Albergue, Regina Melanda, as pessoas estão mais atentas para a saúde de seus animais de estimação. “A doença é grave, a prefeitura trabalha bastante com os agentes de saúde nas residências, mas é importante que cada um faça a sua parte. São medidas simples e que protegem toda a família. É preciso manter o ambiente limpo, recolher todo material orgânico do chão (fezes de animais, folhas, frutos, etc.). É nesse material que as fêmeas põem os ovos, geram novos mosquitos que irão transmitir a doença para pessoas e cães”, informa.

A Leishmaniose Visceral é uma doença grave, causada por um parasita transmitido para pessoas e cães por meio da picada da fêmea do inseto conhecido como “mosquito palha”. Esse mosquito costuma picar ao entardecer e durante a noite. Ele bota seus ovos em áreas com sombra, que possuam folhas, embaixo de árvores com frutas podres, chiqueiros e galinheiros. A vacina é o melhor método contra esse inseto.

Em humanos os sintomas são febre durante muitos dias, perda de peso, fraqueza, anemia e aumento do fígado e baço. Em casos graves podem ocorrer sangramentos. O diagnóstico e tratamento estão disponíveis na rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os cães infectados pelo parasita podem adoecer logo ou demorar meses para apresentar os sintomas, como emagrecimento, queda de pelo, crescimento excessivo das unhas, descamação da pele, fraqueza, feridas no focinho, orelhas, olhos e patas. A única forma de saber se os cães estão infectados é por meio de exames específicos de laboratório.

Informações pelo telefone (17) 3343-7799.