Dom, Abr
Quinta, 02 Setembro 2021 11:29

Secretaria de Saúde finaliza capacitação da atenção primária

A Prefeitura de Bebedouro concluiu, nesta semana, uma intensa agenda de capacitação dos profissionais da atenção primária – a principal porta de entrada do paciente no SUS. A palestra ‘Acolhimento e humanização em saúde’, ministrada pela assistente social Deisy Maria, finalizou o ciclo nesta terça-feira (31).

O evento reforçou dados do novo sistema Previne Brasil de financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). “O primeiro atendimento é o mais importante, o paciente precisa se sentir acolhido. Valorizamos muito a humanização em cada consulta, exame ou etapa do tratamento e, para isso, é necessário muito treinamento. O prefeito Lucas Seren tem investido bastante na capacitação profissional. Nossos médicos, enfermeiros e toda a equipe está empenhada em oferecer um melhor atendimento à população”, diz a secretária de Saúde, Silvéria Laredo.

O programa Previne Brasil altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios. A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da atenção primária e o vínculo entre população e equipe.

O Previne Brasil equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos, como ampliação do horário de atendimento (Programa Saúde na Hora), equipes de saúde bucal, informatização (Informatiza APS), equipes de Consultório na Rua, equipes que estão como campo de prática para formação de residentes na APS, entre outros programas.