Qui, Abr

Terça, 19 Agosto 2008 09:24

Bebedouro fará parte do Guia Turístico do Estado de São Paulo

comtur_palestra_brasilzao02

Bebedouro fará parte do Guia Turístico do Governo do Estado de São Paulo. A informação foi divulgada pelo escritor Fábio Ávila e pelo fotógrafo Diego Gazola, que estiveram no dia 15 de agosto (sexta-feira), em Bebedouro, para ministrar uma palestra sobre o tema: “Brasilzão - registros e experiências de dois viajantes deslumbrados e inconformados com o Brasil de hoje”.

Os profissionais e a pesquisadora Pâmela Felix são integrantes de uma equipe contratada pela Secretaria de Estado, Esporte, Lazer e Turismo de São Paulo para percorrer e retratar os municípios que farão parte do guia.
Bebedouro foi escolhida entre 180 cidades do Estado de São Paulo, por meio de um levantamento sobre os municípios com potencial turístico realizado pela Editora Princípio em parceria com a Secretaria de Estado e as prefeituras.
O guia deve ser lançado no final de novembro e será vendido ao preço de R$ 35 em aproximadamente 1.500 pontos de venda de todo o país, além de Internet e via telefone. Nele, o público poderá encontrar inúmeros dados como a história do Estado de São Paulo, receitas de culinária regionais, tropeirismo, arquitetura, migrantes e apresentação das cidades com seus atrativos, além de informações sobre serviços úteis aos turistas como hotéis, restaurantes e pousadas.
Segundo o vice-presidente do COMTUR, André Medeiros, os profissionais vieram a Bebedouro por meio de um contato feito com os representantes da Editora das Artes, no 7º Salão São Paulo de Turismo e 8º Congresso do Turismo Paulista realizado de 19 a 21 de junho em São Paulo.
“Estive nesta feira representando o Departamento Municipal de Desenvolvimento Econômico e o COMTUR e fiz o convite ao Fábio para que ele viesse a Bebedouro para uma visita e aproveitei a oportunidade para que ele e sua equipe falassem sobre o livro “Brasilzão”. Para minha surpresa eles estavam trabalhando com a Secretaria de Estado na elaboração do guia”, explicou Medeiros, que acrescenta: “A palestra foi um grande aprendizado. Atingiu nossas expectativas”, ressalta.
O evento, organizado pelo Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), aconteceu no IMESB (Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro “Victorio Cardassi”) e contou com a participação de 220 pessoas, entre alunos, professores, membros do COMTUR e sociedade em geral.
Para o escritor Fábio Ávila, a palestra foi muito positiva, porque houve grande participação do público jovem. “Este tipo de público é que queremos atingir. Por isso, fizemos uma palestra interativa, com perguntas e distribuição de alguns livros e guias turísticos brasileiros, sob cortesia da Editora das Artes. Todo mundo gosta de ganhar presentes e a idéia de promover esta interação é que você prende mais a atenção das pessoas”, disse Ávila.
O livro “Brasilzão” foi produzido em três anos e meio e é o primeiro de uma série que vai mostrar os principais pontos turísticos de 16 estados dos 27 existentes no país. O lançamento do livro está previsto para o dia 11 de setembro.comtur_palestra_brasilzao03
Sobre Bebedouro, Fábio Ávila contou que ficou contente em estar de volta ao município. “Vi prédios muito bonitos, inclusive o da prefeitura. A cidade é limpa e bem cuidada, tem bastante verde e horizontes. Bebedouro tem potencial turístico e a formação do COMTUR é essencial para o desenvolvimento do turismo. Quero voltar em breve e explorar melhor a cultura da laranja no município”, opinou.
Após a palestra, o fotógrafo Diego Gazola e a pesquisadora Pâmela Felix permaneceram no dia 16 de agosto (sábado) em Bebedouro, em companhia dos diretores do COMTUR, para fazer o trabalho de informação e pesquisa fotográfica dos pontos turísticos da cidade com o objetivo de incluir no guia.
Mais informações com o vice-presidente do COMTUR, André Medeiros, pelo telefone: 3345-9171.

Lido 3167 vezes Última modificação em Quinta, 11 Abril 2013 10:45