Sex, Abr
Quarta, 13 Abril 2022 14:22

Saúde capacita profissionais para uso de caneta de insulina

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou uma capacitação para o manuseio da caneta de insulina. O treinamento destinado para enfermeiros da atenção básica e técnicos de enfermagem foi realizado na segunda-feira (11), no anfiteatro do Hospital Municipal Júlia Pinto Caldeira.

O treinamento foi ministrado por Alexandra Reis, farmacêutica e coordenadora da Farmácia Municipal, com o objetivo de aperfeiçoar o conhecimento dos profissionais de saúde para o manuseio e o descarte desses materiais, proporcionando maior confiança aos pacientes e os incentivando a aplicarem o medicamento em casa.

“Com a caneta o paciente consegue uma dosagem mais precisa, eliminando completamente a possibilidade de contaminação do medicamento. A pessoa leva para casa também mais 30 agulhas descartáveis”, explicou a coordenadora.

A caneta é disponibilizada gratuitamente pela Secretaria de Saúde, na Farmácia Municipal para os diabéticos que utilizam insulina, sendo necessária a apresentação de receita do médico de uma Estratégia de Saúde da Família (ESF) e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).