Sex, Abr
Quinta, 23 Junho 2022 15:10

Prefeitura inicia projeto para reaproveitamento dos resíduos

A Prefeitura de Bebedouro busca soluções para contribuir com o meio ambiente. O Sebrae e o Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Rio Grande (Codevar), em parceria com o Departamento Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, promoveram uma reunião para a formação de um Comitê Gestor para a implantação do projeto Coleta Seletiva Múltiplas. O evento foi realizado na manhã de terça-feira (21), no anfiteatro do Sindicato Rural de Bebedouro.

“O objetivo do reaproveitamento dos resíduos é diminuir os aterros sanitários, com compostagem, reciclagem, trituração de resíduos da poda e britagem de resíduos da construção civil”, explica a diretora do Departamento de Meio Ambiente, Angela Brunelli.

Os representantes do Sebrae SP, Tarcisio Pinto e Maria Salete, conduziram agentes públicos municipais e conselheiros do meio ambiente, saneamento, saúde e educação de Bebedouro e de Viradouro, Terra Roxa, Taquaral e Taíuva, a dialogarem a respeito dos dados locais, sugerindo soluções para um planejamento regional voltado para a implantação das melhores soluções para a coleta e destinação dos resíduos sólidos.

O projeto busca prever ações em cada município para a implantação de instalações corretas como Ecopontos e Central de Recuperação de Resíduos, que permitam transformar os materiais recuperados em alavancadores do emprego local, da renda, do fortalecimento dos negócios locais e regionais, dentro da proposta da Economia Circular.

Durante o evento foram formados dois grupos do Comitê de Gestão Codevar, momento em que os presentes decidiram que Angela Brunelli assumirá com titular do grupo 2 e Ligia Mantovani Belonci Gasparini, como suplente.

Uma nova reunião será realizada para discutir propostas nos próximos dias. A meta é que o projeto esteja concluído em outubro.