Qui, Mar
Segunda, 24 Abril 2023 08:51

Programa Rios Vivos contempla Bebedouro com a recuperação de nascentes

Bebedouro será contemplada com a recuperação de quatro nascentes pelo programa “Rios Vivos”, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).

Na quinta-feira (13/04), o representante do DAEE, Claudio Daher, juntamente com a representante da Irrigart, Vanessa Mantovani e representantes da empresa Revitalizar, estiveram presentes no Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bebedouro (SAAEB Ambiental), para apresentar o projeto ao presidente da autarquia, Gilmar Feltrim.

Feltrim informa que os locais onde serão recuperadas as nascentes já foram mapeados pelos técnicos do DAEE. Sendo duas nascentes no trecho do curso d´água do Córrego Retiro, e duas no trecho do curso d´água do Córrego Consulta. O SAAEB entrará em contato com os proprietários das áreas demarcadas para conseguir anuência, sendo que o primeiro passo será a realização de um mapeamento aéreo por drone, em seguida, uma visita nos locais para realizar a efetivação do programa. “O projeto é importante, pois, priorizamos a recuperação das matas ciliares e a preservação de nossas nascentes, tanto do Córrego Retiro, quanto do Córrego Consulta”, explica Feltrim.

O prefeito, Lucas Seren, enfatiza que essa iniciativa é muito importante, pois, garante a qualidade de vida das pessoas. “O programa Rios Vivos irá contemplar inicialmente a recuperação de quatro nascentes por um projeto idealizado pelo Departamento de Águas e Esgoto (DAE). E vem de encontro com a nossa política ambiental iniciando um projeto de suma importância para a preservação de nossos mananciais”, comenta o prefeito.

O programa “Rios Vivos” - Integra o programa “Água é Vida”, que foi lançado em outubro de 2021, pelo Governo de São Paulo, com o objetivo de reforçar a segurança hídrica no Estado.

O eixo “Rios Vivos” prevê a revitalização de cerca de três mil quilômetros de cursos d’água. Essa ação, além de ajudar no abastecimento, trará melhorias na fluidez dos cursos d’água, minimizando problemas de inundações. O investimento será de R$ 90 milhões de reais para atender 260 municípios.