Sex, Abr
Sexta, 28 Abril 2023 08:18

Bebedouro reúne 19 municípios durante oficina preparatória para a Operação Estiagem 2023

A Prefeitura de Bebedouro, por meio da Defesa Civil e Secretaria Municipal de Segurança, realizaram uma oficina preparatória para a Operação Estiagem 2023. O encontro reuniu representantes de 19 municípios da região, e foi realizado na quarta-feira (26/04), na Fundação Coopercitrus Credicitrus, localizada na Rodovia Brigadeiro Faria Lima, km 384.

O diretor de gabinete, Paulo Sérgio Garcia Sanchez, esteve presente representando o prefeito, Lucas Seren, e o secretário de Segurança Pública, Rogério Valverde, enfatizando que a Prefeitura está presente em todas as atividades de preservação e conservação do município. “Desde a gestão do ex-prefeito, Fernando Galvão, a Prefeitura valoriza e cuida de toda a segurança do município. Entre os investimentos destaca-se investimentos no Corpo de Bombeiros de Bebedouro através de uma nova sede. Investimentos na nova sede da Guarda Civil Municipal (GCM), e entrega de novos armamentos, uniformes e veículos, construção da Estação Meteorológica, que coloca Bebedouro entre uma das 700 cidades do Brasil, que possui esse investimento. Com o auxílio do Governo do Estado e parceiros, também foi inaugurada a nova sede da Defesa Civil de Bebedouro contando com novos equipamentos. Estando próxima a inauguração da Central de Monitoramento, empreendimento em que o município contará com a instalação de aproximadamente 200 câmeras, visando a maior tranquilidade da população”, comenta o diretor de gabinete.

O coordenador da Defesa Civil de Bebedouro, Luiz Antônio Luciano da Silva, afirma que a oficina auxilia os brigadistas através de diversas diretrizes e gera o Selo Verde que possibilita o recebimento de recursos para a Defesa Civil da cidade. “Os trabalhos abrangem incêndios em matas e nossa região possui muita vegetação rasteira, e o Horto Florestal, onde pode ocorrer esses focos. Os participantes receberam um kit contendo bomba costal, abafadores óculos de proteção, facões, luvas entre outros. A população também pode fazer sua parte nessas ações não deixando o mato alto em terrenos particulares e denunciarem pessoas suspeitas que podem atear fogo nas matas e no Horto Florestal”, explica o coordenador da Defesa Civil de Bebedouro.

Durante a oficina os participantes tiveram aulas de protocolo de acionamento de aeronaves, crimes ambientais (incêndios), técnicas de combate direto (fogo e abafadores), técnicas de combate indireto (abertura de aceiros), regras de segurança e deslocamento no terreno. E ainda, exposição de materiais básicos para uma equipe de combate a incêndio florestal.