Qui, Maio
Quarta, 04 Outubro 2023 08:41

Reinauguração do Cerest de Bebedouro

A Prefeitura de Bebedouro, reinaugurou terça-feira (03/10), o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), em homenagem ao saudoso médico, Dr. Ricardo Augusto Silva Mata.

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), realiza ações relacionadas à Saúde do Trabalhador em 18 municípios da região, como atendimento aos acidentados do trabalho, orientação, encaminhamentos, realizando ações preventivas como campanhas, palestras, além do apoio técnico especializado das Vigilâncias Sanitárias dos Municípios.

O prefeito Lucas Seren, presente na reinauguração, ressaltou a importância da cerimônia e as conquistas do CEREST. “Estamos reinaugurando este espaço de saúde, com o nome do saudoso Dr. Ricardo Malta, que tem uma história com a nossa cidade e com a Medicina do Trabalho. Nós temos trabalhado muito em diversas áreas, e o CEREST de Bebedouro, é o primeiro órgão do país, que tem poder de Polícia Sanitária, graças ao trabalho exemplar que executa, sendo um avanço de muita importância, para o município e todos os envolvidos” disse o prefeito.

“Nestes 5 anos à frente do Cerest, quero agradecer toda equipe pelo acolhimento e trabalho de excelência, executados na prevenção das ocorrências, na Saúde do Trabalhador. Agradeço a família do saudoso Dr. Ricardo, por permitir essa homenagem, tornando pública sua história de vida, que é referência em nosso município”, afirmou a Coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Ana Paula Tilelli.

A Secretária Municipal de Saúde, Silvéria Laredo, afirmou o compromisso e as responsabilidades do Cerest no município. “Essa reinauguração não é simplesmente a mudança de aparência, pintura de parede. É uma mudança de postura, um engajamento maior nas Políticas Públicas de Saúde do Trabalhador. Certamente é um ato que visa grandes melhorias” ressaltou Silvéria.

Presentes na cerimônia, os filhos do homenageado, a ex- esposa do médico, Maria Lúcia Junqueira Franco Stamato, Ana Luiza Coelho Malta, Raquel Stamato Malta e Lucas Stamatto Malta com sua esposa Paula, que prestigiaram a reinauguração ao lado do prefeito Lucas Seren, da vice-prefeita, Sebastiana Tavares, e dos vereadores, Paulo Bianchini, Marcelo de Oliveira (Tchelão), Vagner Castro, e o Executivo Público do Grupo de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo, Luis César Peternelli.

O evento contou com a entrega de um kit com novos equipamentos tecnológicos, para um representante da regional, e o chefe de Departamento de Vigilância e Saúde, de Guaíra, Wilker Gleria de Oliveira.

O kit contém tablet, computador, impressora e estabilizador, para a realização das atividades de elaboração de relatórios, investigações das normas regulamentadores, as inspeções do Ministério Público do Trabalho e outras, promovendo melhor integração da Vigilância Sanitária e Cerest, que abrange 18 municípios da região.