Ter, Abr
Segunda, 29 Abril 2013 14:28

Fórum Regional debate desafios e humanização SUS

Representantes da Saúde de Bebedouro participaram na sexta-feira (26), do IV Fórum Regional de debate, desafios e humanização do Sistema Único de Saúde, promovido pelo DRS V Barretos.

O encontro, que discutiu as contribuições das Políticas de Educação Permanente e Humanização no enfrentamento dos desafios atuais do SUS na região, reuniu conselheiros e gestores municipais de saúde, instituições de ensino e profissionais e estudantes da área de saúde de 18 municípios.

Durante a manhã, os participantes acompanharam uma dramatização desenvolvida pelos agentes de saúde da região sobre os níveis de atenção à saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), com cenas do  dia a dia do usuário e agentes de saúde, com espaço para  discussões, que contou ainda com a presença dos palestrantes Dr. Wilson Mestriner Júnior do SUS, professor da USP e Maria Elenice Vicentino, enfermeira de São José do Rio Preto.

Segundo a diretora do DRS-V, Rosemeire Campanholi Felca, o fórum discutiu grandes desafios. “O SUS avançou muito, mas ainda há muito que avançar. Por isso, debatemos o compromisso que os profissionais da área precisam ter com o Sistema, para que tenhamos um trabalho articulado e humanizado”, afirma.

Dr. Eurico Medeiros Júnior, diretor do Departamento de Saúde de Bebedouro, apontou a importância de fortalecer grupos de trabalho em humanização, "Faz-se necessário motivar todas as pessoas que participam da rotina do SUS, fazê-las perceber quem são aqueles indivíduos que chegam. Não são clientes, usuários ou consumidores, são seres humanos que precisam de atenção e respeito”, explica.

O IV Fórum Regional foi realizado pelo Núcleo de Educação Permanente e Humanização dos Colegiados Norte-V e Sul-V do DRS V Barretos.