Qui, Maio
Sexta, 14 Junho 2013 10:38

Lixo descartado de forma irregular é retirado pela Prefeitura

Na quinta-feira (13), a equipe da Garagem da Prefeitura retirou aproximadamente 10 caminhões de entulhos e resíduos acumulados em terrenos, no final da rua Nelson Talarico, Souza Lima e no início da estrada de Terra Roxa, próximo ao viaduto da Rodovia Brigadeiro Faria Lima, em Bebedouro.
De acordo com Maria de Lurdes, moradora do bairro Souza Lima, há dez anos, o depósito irregular é feito pela própria população. “A prefeitura vem e faz a limpeza, mas em algumas horas, as pessoas voltam a jogar lixo. Eu acho uma falta de respeito com quem mora perto desses terrenos”.
Para o responsável pela Garagem Municipal, Luis Carlos dos Santos, a responsabilidade para a retirada do entulho é de quem o depositou. Mas, como neste caso, não é possível identificar quem fez ou tem feito o depósito, a Prefeitura se prontificou a realizar a limpeza.
O descarte incorreto de lixo está sujeito a penalidades. Quem for denunciado ou pego em flagrante despejando lixo em via pública será notificado e um processo pode ser aberto contra o infrator para determinação de multa. Em caso de lotes, o proprietário é notificado e tem prazo de 3 dias para fazer a limpeza do terreno. Após a primeira notificação, caso a limpeza não seja feita, o valor da primeira multa fica em torno de R$ 710.  As denúncias podem ser feitas pelos telefones 3344-5100, na Garagem Municipal.
A manutenção para conservar a limpeza é feita semanalmente em bairros alternados, mas para os moradores da região central, limitada pelo anel viário da cidade, os entulhos devem ser depositados obrigatoriamente em caçambas.

CRONOGRAMA DE COLETA:

1ª semana do mês: REGIÃO NORTE
Bairros: Santa Terezinha, Cláudia 1 e 2, Aeroporto, Bosque, São
Fernando, Menino Deus 1 e 2, Rassin Dib, Vale do Sol, Parati 1 e 2 e Chácaras Parati.

2ª semana do mês: REGIÃO SUL
Bairros: Três Marias, Estoril, São José, Residencial Furquim,
Residencial Franciscano, Santo Antônio, Bom Retiro, Tropical 1 e 2, Residencial São Carlos, Residencial São Francisco  e Jardim União.

3ª semana do mês: REGIÃO OESTE
Bairros: Alvorada, Califórnia, Sanderson, Vila Lourdes, Elizabeth, Casagrande, Esplanada, Progresso, Talarico, Marajá, Eldorado, Canadá e Júlia.

4ª semana do mês: REGIÃO LESTE
Bairros: Pedro Maia, Hércules Hortal, Centenário, Santaella, Sumaré, Acácia, Alto da Boa Vista, Distrito Industrial 1, 2, 3 e 4, São Paulo, Laranjeiras, De Lúcia, Residencial Bebedouro e Souza Lima.