Sex, Abr
Quinta, 18 Julho 2013 16:09

CEREST participa de Seminário da Atenção Básica

O coordenador do CEREST Regional de Bebedouro, Oswaldo Luiz Stamato Taube, participou do Seminário "Potencialidades da Atenção Básica na Atenção Integral à Saúde dos Trabalhadores", em 4 e 5 de julho, em São Paulo.

O encontro seguiu as diretrizes de ação do Ministério da Saúde e do SUS, que possui a Atenção Básica como ordenadora do Sistema de Saúde e tem como responsabilidade, a proteção social aos trabalhadores, na construção de uma rede que execute o previsto na Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. “Para que o SUS seja capaz de prover a atenção integral à saúde é essencial que as equipes de saúde da Atenção Básica incorporem ações de promoção, prevenção, vigilância e assistência direcionadas aos usuários trabalhadores”, explica Taube.

Nesse sentido, a Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador do Depto. de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, da Secretaria de Vigilância em Saúde (CGSAT-DSAST-MS) e o Depto.da Atenção Básica, da Secretaria de Atenção à Saúde (DAB-SAS-MS) estão desenvolvendo inúmeras iniciativas no sentido de ampliar e fortalecer o desenvolvimento de ações de saúde do trabalhador na Atenção Básica. Entre as iniciativas do DAB destacam-se: a articulação com a equipe técnica da CGSAT para a revisão do Caderno 5, de Saúde do Trabalhador, publicado em 2002 e a incorporação do tema da Saúde do Trabalhador no caderno direcionado às equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), entre outras.

No âmbito da CGSAT, podem ser apontadas: a revisão do Manual da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST), em consonância com as diretrizes da PNST-SUS; a aproximação e desenvolvimento conjunto de atividades com a equipe técnica do Depto. de Atenção Básica e o fomento às atividades de ensino e pesquisa no tema da Saúde do Trabalhador na Atenção Básica e valorização de experiências em curso na rede de serviços, entre outras.

Entre as estratégias adotadas pela CGSAT para o enfrentamento do desafio, foi encomendado a pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), estudo para subsidiar o desenvolvimento de políticas e ações de saúde do trabalhador na APS, tendo por referência, a estratégia da RENAST. O projeto, iniciado no segundo semestre de 2008, envolve uma equipe multiprofissional e interinstitucional, integrada por profissionais inseridos em distintas esferas de atuação do SUS, professores e pesquisadores da Universidade. Os resultados desse trabalho na forma de produções acadêmicas, dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão de cursos de especialização, artigos científicos e relatórios científicos, cartilha e outros materiais de apoio à capacitação dos profissionais das equipes de saúde da família estão disponibilizados no site da Renast: www.renastonline.org

Para o coordenador regional, o Seminário expressa o esforço coletivo e tem como objetivos, o desenvolvimento conceitual e metodológico das ações de saúde do trabalhador na atenção básica; dar visibilidade às experiências em curso na rede de serviços de saúde, no âmbito da Atenção Básica; e à atuação dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador e das Coordenações Estaduais e Municipais de Saúde do Trabalhador no monitoramento das ações, contribuindo para reforçar as parcerias estabelecidas por equipes técnicas e gestores das áreas de Saúde do Trabalhador e da Atenção Básica, nos níveis municipal, estadual e federal, com representantes do Conass e Conasems e outras instâncias sociais envolvidas e compromissadas com a atenção integral à saúde dos trabalhadores no SUS.

Lido 3716 vezes Última modificação em Quinta, 18 Julho 2013 16:25