Qua, Abr
Sexta, 25 Outubro 2013 15:31

Mensagem aos Dentistas

Comemora-se em 25 de outubro, o Dia do Cirurgião Dentista Brasileiro, pois, foi assinado , em 1884, o decreto-lei № 9311, que criou os primeiros cursos de graduação em odontologia no Brasil, os do Rio de Janeiro e da Bahia. Desde então, muitas lutas têm sido necessárias e muitos desafios se apresentaram para a implantação de uma saúde bucal adequada a todos os brasileiros. Muitas batalhas se desenvolvem, também, visando o reconhecimento desta profissão, em todos os níveis, legal e social, tão importante na área da saúde.

Quando se fala em saúde, logo se pensa em hospitais e médicos, mas também deveria se lembrar da saúde bucal, igualmente importante, porque ela tem reflexos sobre a saúde, como um todo. Além do aspecto da saúde fisiológica, a importância do dentista revela-se também, na saúde mental, uma vez que o cuidado com a estética do sorriso é de suma importância para a auto-confiança e o sucesso pessoal e profissional.

A pessoa sem um sorriso bem formado, acaba em boa parte dos casos, por desenvolver complexos e dificuldades de convívio social. Hoje somos quase 220 mil profissionais no Brasil, proporcionando saúde com qualidade e ajudando na construção da felicidade e da realização pessoal. Isso, porque, o sorriso transmite felicidade, abre caminhos, conforta, motiva e une as pessoas. O desafio ainda é enorme, no sentido de oferecer mais programas que avancem na evolução das especialidades odontológicas e nas políticas públicas voltadas para a saúde bucal daqueles que mais necessitam. Parabéns a todos os dentistas que conseguem com seu trabalho fazer sorrir melhor e sempre.

Sonia Junqueira Franco - Coordenadora de Saúde Bucal

Bebedouro ,25 de outubro de 2013