Sáb, Abr
Quarta, 06 Novembro 2013 09:03

Castração de Cães e Gatos no Canil Albergue Municipal

O aumento da quantidade de animais nas ruas é um problema que traz uma série de riscos à saúde dos animais e da própria população. Dentre outras medidas importantes como leis de proteção animal, a castração é um dos métodos utilizados para diminuir a quantidade de animais que se acumulam nos centros urbanos.

A castração de cães e gatos é uma cirurgia simples, feita com anestesia geral, que dura em média uma hora. O animal não precisa ficar internado e leva em torno de uma semana para se recuperar totalmente. Ao passar o efeito da anestesia, no dia da cirurgia, ele já está pronto para voltar para sua rotina.

O Canil Albergue Municipal e o Departamento de Saúde estão trabalhando juntos para realizar os procedimentos de castração de cães e gatos (machos e fêmeas), em Bebedouro. A parceria foi feita com todas as unidades de ESFs (Estratégia Saúde da Família), os agentes de saúde, que, em visitas domiciliares, fazem os cadastros e os encaminham para a equipe do Canil, que liga aos interessados, agendando a data da castração. O agendamento do animal também poderá ser feito na FECCIB nova, e a pessoa deverá levar cópia e original do CPF, identidade (RG), comprovante de renda e residência atualizado (conta de água ou luz), no horário das 14 às 16 horas.

O serviço será permanente e gratuito e tem por objetivo o controle da população de cães e gatos, diminuindo os riscos de doenças, acidentes e abandono dos animais. Para o veterinário Fonseca Filho, a castração traz diversas vantagens para os animais e também aos seus donos. “No caso do animal, diminui o risco de câncer de mama (principalmente se for castrada antes do primeiro cio), cistos ovarianos, infecção uterina (piometra), acaba com o cio e gravidez psicológica nas fêmeas, e nos machos, diminui o risco de câncer de testículo, problemas de próstata e o hábito de demarcar território, ou seja, animais que urinam em todos os pontos do ambiente, explica o profissional.

A obesidade é um fator que a maioria dos proprietários relata ser a principal desvantagem, mas através de estudos comprova-se que o animal castrado tem uma tendência a acumular peso, pois na maioria das vezes fica mais calmo e tranquilo. Mas a obesidade pode ser combatida e evitada tomando medidas preventivas como o exercício físico regular, e o não fornecimento de gorduras, carnes e petiscos, que em geral, são oferecidos em excesso aos animais de estimação.

Desde o início do ano até o presente momento, o Canil Albergue Municipal já realizou cerca de 700 castrações entre cães e gatos do Canil/Gatil Albergue, de rua e semi-domiciliados. A estrutura possui aproximadamente 360 animais entre cães e gatos e uma equipe com 12 funcionários, sendo 8 tratadores treinados, 2 médicos veterinários, 1 assistente, e 1 coordenador.

Enfim, as vantagens da castração são inúmeras trazendo mais qualidade de vida e diminuindo a incidência de doenças indesejáveis. A castração só proporciona benefícios aos animais e também aos seus donos.