Qui, Maio
Sexta, 22 Novembro 2013 09:13

Crianças participam de Concurso de Desenho do Atlas Ambiental Mata Viva de Bebedouro

Alunos foram convidados a refletir sobre o futuro de sua cidade e a preservação do Meio Ambiente

Foi realizada na quinta-feira (21), no anfiteatro do IMESB (Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro “Victório Cardassi”), a cerimônia de premiação dos alunos vencedores do I Concurso de Desenho do Projeto “Atlas Ambiental Mata Viva de Bebedouro”.

Participaram do concurso os 5º anos das onze escolas do Ensino Fundamental e os alunos do EJA (Educação Jovens e Adultos). Foram apresentados mais de 800 desenhos do Ensino Fundamental e 45 desenhos do EJA.

Todos os desenhos passaram pela seleção da comissão julgadora composta por um representante da Coopercitrus, Fundação Espaço Eco e DEMEC (Departamento Municipal de Educação e Cultura), que usaram como critério para a escolha, criatividade, inovação e coerência.

Baseando-se nisso foram escolhidos 12 desenhos que vão compor o calendário da Fundação Espaço Eco, dentre destes, 2 vencedores, sendo um do 5º ano e um do EJA.

O Atlas Ambiental é um material com informações adaptadas ao município que oferece um amplo conteúdo de aprendizado a alunos sobre as características ambientais do município e região onde vivem.

Participaram da premiação o Prefeito Municipal, Fernando Galvão; o Gerente do Departamento Técnico Agropecuário da Coopercitrus, Dr. Agostinho Mário Boggio; a Diretora do Departamento de Educação e Cultura de Bebedouro (DEMEC), Ana Sílvia Bergantini Miguel e a Coordenadora Pedagógica do DEMEC, Renata Lima; o Consultor de Contas da BASF, Adriano Mendonça Guilherme; a Coordenadora de Gestão de Pequenas e Médias Empresas da Fundação Espaço Eco, Taíssa Caires; a Coordenadora de Educação Sócio Ambiental da Fundação Espaço Eco, Juliana Furlaneto; o Diretor Administrativo da Cooperfam, João Gasperine, e os assessores dos vereadores, Beto Mazzeu e Fernando Piffer.

A cerimônia foi aberta pela apresentação do Grupo Musical da EMEF Maria Fernanda Lopes Piffer, sob a coordenação dos professores Ricardo e Nathan.

Foram classificados os seguintes alunos:

• Emilly Naely Rodrigues (5º ano - EMEB Lellis do Amaral Campos)

• Guilherme Farias Rodrigues (5º ano - EMEB Lellis do Amaral Campos)

• José Augusto de Paula dos Santos (5º ano – EMEB Paulo Rezende)

• Maria de Souza (EJA – EMEB Paulo Rezende)

• Camily Vitória Matos (5º ano – EMEB João Pereira Pinho)

• Caio Henrique Silva (5º ano – EMEB João Pereira Pinho)

• Marina Bernardes Siviero (5º ano – EMEB Octávio Guimarães de Toledo)

• Lara Gabrielli dos Santos (5º ano – EMEB Yolanda Carolina G. Villela)

• Luís Otávio Ferreira dos Santos (5º ano – EMEB Stélio Machado Loureiro)

• Angelina Alves Moraes (5º ano – EMEB Stélio Machado Loureiro)

• Thauany Araújo Mendes Pires (5º ano – EMEB Alfredo Naime)

• Liandra Aniely Passolongo de Oliveira (5º ano – EMEF Dr. Augusto Vieira)

Os 10 participantes ganharam uma medalha e um presente pela participação, e os dois ganhadores, Maria de Souza, (EJA EMEB Paulo Rezende Torres de Albuquerque), e Caio Henrique Silva (5º ano – EMEB João Pereira Pinho), receberam um tablet e as suas escolas foram premiadas com um data show , para cada uma.

Para a diretora do Departamento Municipal de Educação e Cultura (DEMEC), Ana Silvia Bergantini Miguel, o projeto é muito importante e de excelente qualidade. “O Atlas Ambiental Mata Viva mostra mapas, pontos turísticos, conta fatos históricos da cidade e tem o enfoque ambiental, que ajuda a desenvolver a consciência ecológica dos alunos. Com o concurso de desenho as crianças colocaram no papel tudo aquilo que elas aprenderam trabalhando com o Atlas em sala de aula”, afirma.

O Prefeito de Bebedouro, Fernando Galvão, destaca a importância do Atlas Ambiental. "É muito gratificante a participação que as crianças desempenham na administração municipal, principalmente nas questões de preocupação ambiental”. O prefeito conclui que o projeto é uma excelente parceria entre a Prefeitura Municipal, a Coopercitrus e a Basf, que juntos desenvolvem nas crianças a conscientização necessária para o melhor desenvolvimento não só das crianças, como da sociedade em conjunto.