Seg, Abr
Segunda, 23 Dezembro 2013 09:18

Novas conquistas para a saúde de bebedouro: assinado a implantação da rede de urgência e emergência

Na manhã de sexta-feira(20), no Teatro Municipal D. Pedro II, em Ribeirão Preto, foi  assinada  a implantação  da Rede de Urgência e

Emergência- RUE, para a Rede Regional de Assistência a Saúde- RRAS 13, liberando recursos de 41 milhões, com a presença do Ministro da Saúde, Dr. Alexandre Padilha.

Bebedouro foi contemplado com recursos para implantação de 10 leitos de UTI, e para 20 leitos clínicos de longa duração.

HISTÓRICO

A Organização Pan-americana da Saúde - OPAS emitiu documento oficial em que propõe a implantação de redes de atenção à saúde como alternativa para superar a fragmentação dos sistemas de saúde em muitos países.

A estruturação de Redes Regionais de Atenção à Saúde – RRAS é uma importante estratégia para o aperfeiçoamento do funcionamento das Regiões de Saúde, pois tem o objetivo de organizar as ações e serviços de promoção, prevenção e recuperação da saúde, em todos os níveis de complexidade, garantindo o acesso, integralidade e a qualidade da atenção ofertada num determinado território. Como proposta das ações para qualificar a gestão e o atendimento das urgências em todos os seus componentes o Ministério da Saúde instituiu a Portaria MS/GM nº 1.600 de

07 de julho de 2011  que regulamenta a Rede de Urgência e Emergência

(RUE) no Sistema Único de Saúde.

No Estado de São Paulo, o processo de construção das Redes Regionais de Atenção à Saúde iniciou-se em 2011 e efetivou-se com a constituição de

17 RRAS, dentre elas a RRAS 13.

A RRAS 13 é composta por 90 municípios da área de abrangência dos Departamentos Regionais de Saúde – DRSs de Araraquara, Barretos, Franca e Ribeirão Preto, totalizando uma população de 3.307.320 habitantes, no qual, Bebedouro esta inserido.

Bebedouro no Plano Regional de Urgência e Emergência da RRAS 13

Foi elaborado o Plano Regional de Urgência e Emergência da RRAS 13, que contou com a participação dos técnicos regionais e dos municípios da área de abrangência para levantamento das necessidades e definição dos prestadores a serem incluídos na rede, iniciando com o diagnóstico das regiões de saúde, descrevendo as condições socioeconômicas e de morbimortalidade bem como a disposição dos serviços de saúde existente (capacidade instalada), com ênfase aos componentes previstos na rede de urgência e emergência.

A implantação de leitos de UTI é uma antiga reivindicação do Departamento Municipal de Saúde, juntamente com as Equipes de Saúde do Hospital Municipal de Bebedouro, que ao longo destes anos tem encontrado grandes dificuldades na busca de leitos de alta complexidade e também uma aspiração justa e necessária da população bebedourense, segundo Diretor de Saúde, Dr. Eurico Medeiros Junior.

Desde a publicação pelo Ministério da Saúde da portaria que regulamenta a  Rede de Urgência e Emergência, em 2011, o departamento através de seus gestores e técnicos vem se empenhando para a construção da rede junto as Diretoria Regional de Saúde-DRS V  e  RRASS 13.

A partir deste ano, o Departamento de Saúde, diante das necessidades e demanda com relação a leitos de UTI, procurou fortalecer encontros e reuniões com a Diretoria Regional de Saúde-DRS V, RRAS 13, Conselho de Secretários de Saúde, Governo do Estado através da Secretaria de Saúde e com Governo Federal, junto ao Ministério da Saúde, na busca de soluções.

O prefeito de Bebedouro, Fernando Galvão e o vice prefeito, Rômulo Camelini, juntamente com o diretor do Departamento de Saúde, Eurico Medeiros Junior, atuaram junto ao Governo Estadual e Federal.

Diante da situação insustentável do Hospital Municipal de Bebedouro,  o Departamento de Saúde, buscou  a Prefeitura para  liberação de recursos para reestruturação da Semi-Intensiva: reforma, compra de medicamentos, equipamentos e contração de equipe médica  24 hs\dia, visando uma melhor assistência  à população em face da grande dificuldade de transferência para leitos de UTI.

A campanha "Unidos pelo Júlia", possibilitou a compra de 6 novos equipamentos .

Para o diretor de Saúde, Eurico Medeiros Junior, entre de janeiro a novembro de 2013, foram atendidos 699 pacientes, na Semi-UTI, com uma permanência média de 4 dias, assumindo o município com recursos próprios o custeio destes procedimentos considerados de alta complexidade, com equipe  24hs\dia, medicamentos e procedimentos especializados.

“A implantação da Rede de Urgência e Emergência  é uma conquista que contou  com o envolvimento  e comprometimento de toda a Equipe de Saúde Municipal  e Regional,  das  buscas de apoio político da Prefeitura Municipal  junto  ao Governo Federal,  bem como da Câmara Municipal que, de um forma irrestrita, através de seus vereadores  por inúmeras vezes  levou as reivindicações  da Saúde para os deputados  e assessores do Ministério da Saúde” finaliza o diretor.