Sex, Abr
Sexta, 27 Dezembro 2013 23:08

Processo de desassoreamento do Lago

Na quinta-feira (26), o prefeito municipal, Fernando Galvão, acompanhado pelo diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico, Roberto Campanelli, e do diretor de Obras, Gilmar Feltrin, estiveram presentes durante coletiva realizada no Lago Municipal com a imprensa local.

Foram esclarecidos tópicos a cerca do processo de desassoreamento do Lago de Bebedouro, que já está encaminhado desde o início da administração. Cerca de 1/3 de terra já foi retirado do local, o que equivale a em média 8 mil caminhões, que estão sendo descarregados no Jardim Parati, e na Chácara Bianca, este último local, que a terra está sendo aproveitada para revitalização de 1 metro de assoreamento do leito do rio.

Feltrin reforça que o processo vem sendo encaminhado com muito planejamento e cautela, sendo que desde o início não foi derrubada uma simples árvore durante o desenvolvimento dos trabalhos, e que mesmo encontrando dificuldades de acessibilidade no começo, às atividades agora se normalizaram.

Foi afirmado ainda durante a coletiva, que na administração anterior não haviam projetos de recursos inicializados, sendo esta uma iniciativa de muita coragem por parte da Prefeitura. Desde o princípio, o Lago Municipal nunca passou por nenhuma operação deste tipo, outra razão por encontrar-se em caráter emergencial, devido às inundações já ocorridas desde o ano de 2006 na cidade, prejudicando além de prédios e patrimônios públicos, dezenas de moradias e colocando em risco ainda a vida da população da cidade.

As máquinas estão trabalhando a todo vapor na área do sambódromo, com o total de 6 caminhões e uma Draga que em 4 movimentos já é capaz de encher um caminhão. O prefeito agradece a Garagem Municipal e ao Departamento de Obras, que não estão medindo esforços para que todo o processo seja realizado com sucesso, e pede a população de Bebedouro que compreenda a grandeza e complexidade de todo o trabalho, e que tenham paciência, pois de nada adiantaria fazer uma “maquiagem” no lago, se o verdadeiro problema continuasse existindo por debaixo da terra. A medida busca resolver definitivamente todo, e qualquer problema de alagamento na região, e transformar o Lago no verdadeiro cartão de visitas da cidade de Bebedouro.

Projetos desenvolvidos em parceria com o empresário José Francisco dos Santos, buscam ainda a estruturação do “Portal do Lago”, que conta com a construção de uma ciclovia, e de uma pista de caminhada para a população, meta essa a ser trabalhada em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito, além do plantio de novas mudas de árvores naquela região.

O projeto de desassoreamento foi apresentado ao Governo Estadual, que analisa a possibilidade do envio de novas máquinas para agilidade do processo, ou de uma verba equivalente ao total de 3 milhões de reais para a continuidade dos trabalhos.