Qui, Maio
Quarta, 29 Agosto 2018 05:45

Implantada Secretaria de Desenvolvimento Econômico

A implantação da Secretaria de Desenvolvimento, Planejamento e Infraestrutura Urbana foi anunciada na tarde de segunda-feira (27/08), na sala de reuniões, da Prefeitura, pelo chefe do Poder Executivo. A pasta tem à frente Lucas Serem, como secretário, e os diretores, Marcelo Negro e Rogério Valverde, e agregará outros departamentos e setores da administração pública, agilizando o diálogo de forma a impactar positivamente para o desenvolvimento econômico no município.

A nova Secretaria incorpora os departamentos de Obras, Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Desenvolvimento e Operações Logísticas e Aeroporto, e os setores de Meio Ambiente, Agricultura, Turismo, Banco do Povo, PAT, SEBRAE, FATEC, ETEC, Poupatempo, Escola de Governo, Cursos do Fundo Social e PPPs (Parcerias Público Privadas).

“Esta é uma inovação, a ideia desta secretaria é dar uma resposta mais rápida ao munícipe, que ela seja uma articuladora entre os departamentos. É um outro modelo de gestão, outro modelo de reorganizar os departamentos para que conversem melhor e o munícipe ganhe com isso”, diz o secretário Lucas Serem, que comenta algumas ações já implementadas. “Temos ações que mesmo antes do anuncio oficial já estavam acontecendo, conseguimos destravar vários processos que estavam atravancados há anos, como as galerias da ETEC, do Eldorado que estavam paradas desde antes do governo Galvão, a Estação de Tratamento de Esgoto – conquista do prefeito – será licitada e uma realidade”, detalha Serem.

O diretor de Desenvolvimento e Operações Logísticas, Marcelo Negro, concorda com o secretário. “Dentro desta nova metodologia de gestão governamental, dando dinamismo, agilidade de resposta à população e a questão de infraestrutura para que seja proporcionado desenvolvimento sustentável, esse rearranjo é o primeiro passo, um passo importantíssimo de organização, visando otimização e eficiência”, frisa Negro.

Para o diretor de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Rogério Valverde, a Secretaria é um avanço administrativo. “Tenho certeza que implantaremos no município uma nova gestão, uma nova forma de fazer política pública através de parcerias bem elaboradas, formatadas, que com certeza trarão muitos benefícios à toda a cidade. A interligação com outros departamentos é muito importante para que consigamos obter nossos objetivos, não é possível continuar com o modelo arcaico, no qual não há comunicação”, define Valverde.

O presidente da Câmara, vereador Chanel, aprovou a iniciativa. “A secretaria é onde temos que pensar o futuro no município. Temos que apoiar essa iniciativa, que terá divisão de setores e agilizará os trabalhos, acredito que a cidade só tem a ganhar com isso. O Lucas é um agregador, sabe se comunicar, é respeitado pelos empresários, tem um diálogo grande entre a Câmara municipal e a Poder Executivo, entre os diretores, acredito que tenha que usar desta estratégia para unir esforços e nossa cidade ganha com essa experiência e todos temos que participar”, diz o presidente do Legislativo.

O prefeito lembra que a criação da secretaria faz parte da reforma administrativa e une qualificação profissional, infraestrutura, planejamento e atração de novos negócios, sendo uma nova forma de governar, agilizando o diálogo e a busca de recursos. Comentou ainda que cabe a pasta viabilizar o Centro Administrativo que agregará em um único espaço os serviços públicos municipais e Poder Legislativo.