Dom, Maio
Quinta, 10 Abril 2014 09:22

Incêndio próximo à Floresta Estadual põe em risco fauna e flora de Bebedouro

Incêndio que atingiu uma área de braquiária próxima da Floresta Estadual (horto) de Bebedouro destruiu aproximadamente um alqueire na terça-feira (8). Os primeiros focos do incêndio apareceram por volta das 14h. O trabalho de combate ao fogo no mato pelos bombeiros, Defesa Civil e Guarda Patrimonial do horto durou aproximadamente 3 horas.

Para a contenção das chamas, foram utilizadas bombas costais e um trator. Como se trata de um brejo, o uso de caminhões fica impossibilitado, prejudicando o combate ao fogo.

A Defesa Civil agradece aos bombeiros e demais envolvidos na operação e solicita à população que evite atear fogo em matos e terrenos.

Regulamentação

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), conhecida por todos apenas por Defesa Civil, foi regulamentada em Bebedouro no mês passado pelo decreto 10.872 /2014. Com isso, ficam estabelecidas como competências do órgão atividades como  elaboração de planos de ação, capacitação de recursos humanos, distribuição e controle de suprimentos necessários em situações de desastres, implantação de banco de dados e elaboração de mapas temáticos sobre ameaças, vulnerabilidades e riscos de desastres.