Dom, Maio
Terça, 05 Agosto 2014 13:59

Departamento Municipal de Saúde prepara Planejamento Estratégico

Reunião do Departamento Municipal de Saúde para definir o planejamento estratégico Reunião do Departamento Municipal de Saúde para definir o planejamento estratégico Foto/Crédito: Alex Vicente/Prefeitura de Bebedouro

O Departamento Municipal de Saúde está elaborando um planejamento estratégico com o objetivo de conter gastos e priorizar o atendimento à população. O tema foi debatido durante reunião com coordenadores de todos os setores do Hospital Municipal "Júlia Pinto Caldeira" e com os membros do Conselho Municipal de Saúde.

No encontro foi apresentada a situação financeira de Bebedouro na área da saúde, que acumula um gasto de mais de R$ 8 milhões acima do previsto no orçamento.

De acordo com o vice-prefeito, Rômulo Camelini, a medida é necessária para cortar eventuais gastos desnecessários possibilitando priorizar e manter o que for essencial.

"Saúde é prioridade e teremos que dar mais atenção a ela. O que não é prioridade vai ser cortado", afirma Camelini.

Inicialmente, o planejamento priorizará o atendimento dos pacientes que utilizam os serviços do Hospital Municipal "Júlia Pinto Caldeira", a padronização dos medicamentos da farmácia popular e a criação de um cronograma para os veículos que transportam pacientes de Bebedouro para outras cidades. Além disso, as equipes de cada setor do hospital farão um levantamento para identificar o que precisar ser priorizado.

Segundo o diretor do Departamento Municipal de Saúde, Eurico Medeiros Júnior, é de grande importância que haja união e planejamento para lidar com a nova realidade da saúde em Bebedouro.

"Identificaremos os pontos que precisam ser priorizados, as áreas imprescindíveis e aquilo que nós podemos estar fazendo para adequar frente à nova realidade que estamos vivendo, não esquecendo de preservar o bom andamento e atendimento da população, principalmente, nos casos de urgência, preservando o funcionamento do Pronto Socorro do Hospital", afirma Medeiros Júnior.