Qui, Mar
Segunda, 13 Outubro 2014 14:09

Departamento de Saúde e de Educação unem arte e saúde no Projeto Reciclart

As crianças da rede municipal participando das atividades do projeto Reciclart As crianças da rede municipal participando das atividades do projeto Reciclart Foto: Amadeu Borsato/Prefeitura de Bebedouro

O Departamento Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica - Vetores e Zoonoses em parceria com o Demec (Departamento Municipal de Educação e Cultura), realizaram o projeto Reciclart, entre os dias 06 e 10 de outubro, junto aos alunos da rede municipal de ensino, no Parque Ecológico.

A ação, que atendeu 566 crianças, teve como objetivo unir a arte e saúde por meio de atividades educativas visando prevenir a dengue, além de contribuir com a educação ambiental com ênfase na sustentabilidade por meio da utilização de materiais descartáveis.

Durante as atividades, as crianças confeccionaram brinquedos com matérias recicláveis, realizaram pinturas de gibis temáticos, tiveram contos de histórias e brincadeiras como amarelinhas com pneus, jardins ecológicos feitos de pneus e a corrida contra a dengue.

O diretor do Departamento de Saúde, Eurico Medeiros Junior, afirma que é importante o desenvolvimento de ações educativas.

"Consideramos fundamental importância do desenvolvimento de ações educativas que visam a prevenção de doenças. Esse evento com a participação das crianças é um grande exemplo de saúde, educação e cidadania", afirma Medeiros Junior.

Para a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Sonia Maria Ferreira Penna, a ação foi positiva na prevenção da dengue.

"As abordagens educativas estimulam as crianças no âmbito da arte e da saúde, refletindo que pode ser construído um brinquedo com o material descartável. A ação foi muito gratificante e com a prevenção teremos mais controle dessa doença", afirma Sonia.

A funcionária dos Vetores e Zoonoses, Ellen Ribeiro, diz que as crianças demonstraram interesse no combate à dengue.

"Os resultados foram excelentes, organizamos brincadeiras com as crianças e ao mesmo tempo as ensinamos a combater a dengue, foi muito gratificante os ver aprendendo e apontando, até mesmo, problemas", afirma Ellen.