Sáb, Abr
Quinta, 13 Novembro 2014 10:08

1º Fórum Regional de Educação Infantil de Bebedouro promove o debate regional de políticas públicas

1º Fórum Regional de Educação Infantil é realizado em Bebedouro 1º Fórum Regional de Educação Infantil é realizado em Bebedouro Foto: Alex Vicente

O 1º Fórum Regional de Educação Infantil de Bebedouro teve início, na quarta-feira (12/11), no Centro Universitário Unifafibe, em Bebedouro.

O encontro tem como objetivo debater a Educação Infantil, 1ª etapa da educação básica, nas políticas públicas visando possibilitar amplas condições de acesso ao conhecimento e a cultura, respeitando suas necessidades e particularidades.

O fórum, que acontece até sexta-feira (14/11), conta com representantes das cidades de Viradouro, Palmares Paulista, Taiuva, Taquaral, Jaborandi, Paraíso, Guaíra e Colina, entre outras.

A abertura do evento contou com a apresentação do Projeto Pequenos Músicos, que atende cerca de 2.700 crianças de 2 a 5 anos. A apresentação contou com a participação de alunos das CEMEIs Mara Marques e Aparecida Zacarelli Molinari e da EMEI Plínio de Albuquerque Furtado, que interpretaram as músicas "Wave", de Tom Jobim, e

"Herdeiros do Futuro", de Toquinho.

A cerimônia de abertura contou com a presença do Prefeito de Bebedouro, Fernando Galvão, da Secretária de Educação de Bebedouro, Ana Sílvia Bergantini Miguel, da presidente do Conselho de Educação de Bebedouro e Pró-reitora Acadêmica do Centro Universitário Unifafibe, Aparecida do Carmo Frigeri Berchior, da coordenadora do curso de Pedagogia do Unifafibe, Siumara da Silveira Melo Quintella, e de Ana Paula Yazbek, do Espaço Vila de São Paulo, além dos vereadores Juliano Cesar Rodrigues e Sebastiana Maria Ribeiro Tavares de Camargo.

O Prefeito de Bebedouro, Fernando Galvão, parabenizou a organização e os participantes do evento destacando a importância do magistério.

"A missão do magistério é uma missão de imortalidade, formamos o olhar dessas crianças para o futuro com nossas palavras e reflexões, isso é transferido por gerações", afirmou Galvão.

A Secretária Municipal de Educação, Ana Sílvia Bergantini Miguel, ressaltou a importância do apoio da Prefeitura de Bebedouro, da parceria com a Unifafibe e dos profissionais da educação. "Os professores são a alma da educação", disse.

Para Ana Paula Yazbek, do Espaço Vila de São Paulo, que ministrou a palestra "Reflexões sobre Projetos", é importante que o trabalho, com crianças de até 3 anos, tenha uma visão de identidade.

"Estou encantada de ver tantas coisas bem feitas, é bom ver o envolvimento de toda uma rede. Pensar em projetos para essa idade é, na maioria das vezes, um desafio em questão de identidade com as crianças menores", afirmou Ana Paula.

A programação prevê ainda oficinas de contação e a palestra "Meu corpo, seu corpo é nosso corpo" com o professor mestre Everton Luiz de Oliveira, na sexta-feira, a partir das 19h30, durante o encerramento do encontro.

Lido 2061 vezes